As coisas continuam nebulosas no mercado de criptomoedas. Essa semana, por exemplo, a exchange Crypto.com anunciou o cancelamento da listagem do USDT no Canadá para cumprir os regulamentos local.
Usuários do Reddit e do Twitter no país norte americano relataram que receberam um e-mail sobre a decisão da plataforma de negociação cripto sobre a principal stablecoin da indústria blockchain.
Nesse sentido, os canadenses terão que abrir mão do USDT até o dia 31 de janeiro de 2023. Ou seja, até essa data, os detentores da stablecoin da Tether devem sacar ou trocar o USDT por outro token ou criptomoeda.
Caso esse passo não seja dado, a stableocin será trocada automaticamente pelo ativo estável rival, o USDC.
De acordo com o utilizador do Reddit zoomercoomer9000, os reguladores canadenses emitiram uma declaração no final de dezembro. A mesma informava que as plataformas de criptomoedas registradas ou em processo de registro foram proibidas de permitir que clientes canadenses negociem criptos que “são um valor mobiliário e/ou derivado”.
“Como resultado desse trabalho em andamento, a CSA acredita que as stablecoins, ou acordos de stablecoin, podem constituir valores mobiliários e/ou derivativos. As plataformas de negociação de cripto registradas ou que entraram em um compromisso de pré-registro são lembradas de que estão proibidas de permitir que clientes canadenses negociem ou obtenham exposição a qualquer criptoativo que seja um título e/ou um derivativo”.
Como a comunidade cripto reagiu
Que os reguladores estão de olho no mercado de Bitcoin (BTC) e altcoins é um fato inegável. Esse pode movimento do Canadá pode ser mais um vislumbre do que outros países podem fazer e até regulações mais pesadas devem ser aguardadas.
No entanto, o que fez com que o USDT fosse excluído e o USDC não? A dúvida abriu espaço para a teoria de que a stabelcoin da Circle foi favorecida em cima do ativo da Tether. Afinal, a Crypto.Com possui um bom relacionamento com a empresa global de tecnologia financeira.
Sem foco algum nessa teoria, zoomercoomer9000 comenta sobre a história obscura da Tether. Quem está no mercado cripto há algum tempo, deve se lembrar de como foi difícil para o USDT, em seus anos iniciais, conseguir manter sua paridade com o dólar americano.
Além disso, a emissora da stablecoin não havia deixado público a sua associação com a exchange cripto Bitfinex. Essa informação só chegou ao conhecimento do detentor da stablecoin quando ela foi exposta nos Paradise Papers.