A saga da tão esperada atualização Dencun do Ethereum (ETH) está ganhando um novo capítulo, com desenvolvedores indicando um importante teste à vista.
De acordo com a vice-presidente de pesquisa da Galaxy, Christine Kim, o time por trás do ETH está prestes a realizar um passo fundamental no Dencun ainda antes do final de 2023.
O último Relatório de Consenso dos Desenvolvedores do Ethereum revela que está em pauta o lançamento de um shadow fork na rede Goerli, simulando o upgrade Cancun/Deneb com todos os clients da blockchain dentro das próximas duas semanas.
Mas afinal, o que é shadow fork?
Na verdade, esse é um teste em uma rede separada e menor, focado em aprimorar os ajustes necessários antes de implementar o Dencun na rede principal. Atualmente, os testes na Devnet 12 estão a todo vapor, com todas as combinações de clients da camada de execução (EL) e da camada de consenso (CL) já integradas, incluindo o Prysm.
O Dencun é um upgrade duplo, impactando as duas camadas principais do Ethereum: a de execução e a de consenso. Por isso, ele recebe o nome Cancun-Deneb (ou Dencun). Seu objetivo principal é abordar os desafios de escalabilidade da principal altcoin do mercado, introduzindo a proposta de melhoria EIP-4844.
Já havia sido sinalizado que o upgrade das testnets públicas do Ethereum, provavelmente começaria após as festividades, no primeiro trimestre de 2024.
A rede Goerli, como a conhecemos, passará por uma aposentadoria gradual. As equipes poderão remover seus validadores a partir de três meses após a ativação do Dencun ou um mês após a atualização na rede principal, o que ocorrer mais tarde.
Vale destacar que o Dencun será a última atualização de rede implementada na blockchain.