A equipe por trás da Solana (SOL) está empenhada em manter a rede da altcoin segura, mesmo que para isso precise chamar a atenção dos grandes hackers do mercado de criptomoedas. Para exemplificar, Jacob Creech, chefe de desenvolvimento da SOL, anunciou um programa de recompensas por bugs, com um prêmio de US$400.000 em criptomoedas.
O desafio é claro: qualquer pessoa que conseguir “desligar” ou interromper a rede receberá a quantia mencionada em Solana, bloqueada por um ano.
O anúncio tem o intuito de atrair hackers éticos e codificadores experientes interessados em testar a segurança da rede concorrente do Ethereum (ETH). Creech encorajou os interessados a explorarem o repositório GitHub da Solana, onde podem obter mais informações sobre o programa de recompensas por bugs.
Paralisações na rede da Solana
Manter uma rede altamente escalável próxima de 100% de confiabilidade é importante, considerando a distribuição de seus nodes validadores.
Durante algumas ocasiões, a rede da SOL já enfrentou interrupções, levantando preocupações sobre sua estabilidade. Justamente por isso, a equipe da altcoin tem se focado em desafios e melhorias para garantir o maior tempo de atividade da blockchain.
Uma dessas melhorias está relacionada ao Firedancer, o segundo client validador da rede, que tem a missão de melhorar o desempenho da blockchain, a escalabilidade e a confiabilidade, ao mesmo tempo que busca tornar a plataforma mais descentralizada.
Os desenvolvedores afirmam que o client Firedancer será robusto, tornando-o menos suscetível a bugs e interrupções.
Desde o seu lançamento, a Solana experimentou mais de cinco interrupções em 2022, com um total de 11,5 horas de tempo ocioso durante o primeiro semestre do ano. A maioria dessas paralisações estava relacionada a atualizações de nodes.
No entanto, em algumas instâncias, a rede da criptomoeda parou inesperadamente, sem motivo aparente, registrando casos em abril e setembro de 2022. A mais recente interrupção ocorreu no final de fevereiro de 2023, quando uma atualização do node validador causou dificuldades para confirmar blocos, levando à queda da rede.