A Cardano (ADA) é uma das criptomoedas do top 10 com o desempenho mais fraco em relação à capitalização de mercado nos últimos dias. Com uma dificuldade imensa para alcançar a marca de US$0,40, a concorrente do Ethereum (ETH) conta com uma queda de 3% nas últimas 24 horas.
Por outro lado, no universo das finanças descentralizadas (DeFi) e do mercado de tokens memes, a plataforma de contratos inteligentes tem chamado a atenção. Afinal, a Cardano conseguiu ter um aumento de 91% em seu volume de negociações em exchanges descentralizadas (DEX). Além disso, em 29 de maio, a altcoin meme SNEK atingiu uma alta histórica de US$0,00090.
Mas essas marcas podem não ser as únicas alcançadas pela altcoin. Isso porque o desenvolvedor Sebastien Guillemot revelou planos para a expansão do ecossistema da Cardano. Em uma entrevista exclusiva, ele destacou a dedicação da equipe em facilitar a construção de soluções inovadoras e a criação de pontes sem a necessidade de confiança.
Guillemot, que também é fundador do Paima Studios, já havia feito progressos significativos nessa direção. Para exemplificar, em abril deste ano, o estúdio lançou sua própria solução Layer 2, que permitiu que os usuários do Cardano desfrutassem de jogos on-chain utilizando o token nativo ADA. Para mais, a solução possibilitou que utilizadores de outras redes participassem de games baseados na blockchain da concorrente do ETH.
Impulsionado por esses avanços, a Input Output lançou a solução Layer 2 Hydra na rede principal com o intuito de aprimorar a escalabilidade e a adaptabilidade da Cardano, atendendo a uma variedade de casos de uso que exigem transações rápidas e econômicas.
O que esperar da Cardano?
Guillemot enfatizou o foco principal do ambiente de desenvolvimento da Cardano em soluções on-chain, incluindo multi-chains e sidechains. Em suma, uma multi-chain é um sistema composto por várias blockchains independentes. Ela permite uma maior capacidade de processamento e transações simultâneas.
Já as sidechains são blockchains secundárias que se conectam à blockchain principal, possibilitando a realização de transações mais rápidas e de baixas taxas, enquanto mantêm a segurança e a integridade da rede principal.
De acordo com Guillemot, um dos desafios abordados nessa etapa da rede da ADA é a captação de recursos multi-chains. Para resolver esse problema, o desenvolvedor apresentou o Milkomeda Asset Consolidator (MACC). Essa solução irá reunir capital de diferentes redes e consolidar todas as vendas em um único ativo da Cardano.
O MACC oferece uma solução para os obstáculos de liquidez enfrentados por projetos que buscam fazer a transição de seu token de pré-venda para o ativo final do produto. Essa funcionalidade de consolidação simplifica o processo, proporcionando aos fundadores que ingressam no ambiente DeFi da Cardano acesso a mais capital, principalmente devido ao interesse limitado dos capitalistas de risco. Guillemot acredita que a altcoin se tornará a principal plataforma para a captação de recursos destinados a impulsionar a inovação.