Nos últimos dias, a blockchain do Bitcoin (BTC) enfrentou uma situação difícil que resultou em milhares de transações pendentes aguardando aprovação. Mas o que estaria causando esse atraso?
No início de 2023, o Bitcoin foi tomado por uma febre: suas próprias versões de tokens não fungíveis (NFTs), denominados “inscrições”.
Essas inscrições rapidamente se tornaram populares, congestionando a rede da criptomoeda e provocando um aumento nas taxas de transação.
Nos últimos meses, no entanto, a loucura em torno das inscrições no Bitcoin pareceu diminuir, permitindo que os mineradores voltassem à rotina. Contudo, isso foi até os dias 4 e 5 de novembro, quando o interesse nas inscrições voltou a crescer.
Para exemplificar, no dia 4, as Inscrições no Bitcoin registraram o segundo maior volume diário, com mais de 433.000 inscrições feitas na blockchain. Esse número ficou atrás apenas de 15 de setembro, quando 440.760 inscrições foram feitas na rede.
Assim como em setembro, o aumento de inscrições gerou um crescimento nas taxas de transação em BTC, resultando em um grande acúmulo de transações.
As taxas médias ultrapassaram os US$5,90, atingindo um dos níveis mais altos de 2023, e ainda não retornaram aos patamares anteriores, segundo dados da YCharts.
De acordo com o handle oficial da Ordinals Wallet, os projetos que impulsionaram o aumento nas inscrições foram rats, GROK, stas e DOG1.
Mais de 157.000 transações ficaram na fila
Devido ao aumento de inscrições no Bitcoin e ao consequente aumento das taxas de transação, milhares de usuários viram seus BTC presos na blockchain à espera de confirmação. Segundo o site Archive Today, há atualmente um total de 157.101 transações da criptomoeda aguardando confirmação na blockchain.
Principalmente, essas são transações sem prioridade, enquanto transações de alta urgência estão sendo processadas a uma taxa média de US$3,38. Com um acúmulo tão grande, pode levar alguns dias para que os mineradores limpem completamente essas transações não confirmadas.