O Dogecoin (DOGE) aumentou 7% em 10 minutos após o Financial Times noticiar que o Twitter está buscando licenças regulatórias para desenvolver seu sistema de pagamentos e possivelmente adicionar criptomoedas como opção.
No entanto, a altcoin meme recuou quase todo o seu ganho devido a fontes do FT afirmarem que Elon Musk planeja integrar moedas regulares ao sistema, deixando o DOGE e outras criptomoedas em segundo plano. A compra do Twitter e a introdução de um sistema de pagamentos no site podem ser parte da ideia do CEO da Tesla de criar um “super aplicativo” que permita socialização e pagamentos.
Mas, como a possibilidade de aceitação de criptomoedas ainda não foi descartada, o assunto continua chamando atenção no cripto Twitter. Em um tweet recente, John Deaton, advogado de apoio ao XRP, questionou se o bilionário correria o risco de ser processado pela SEC dos EUA se permitisse pagamentos com DOGE na sua plataforma de mídia social.
Apesar de acreditar que esse cenário seja minimamente ridículo, o especialista jurídico não exclui tal possibilidade. Afinal, é da SEC que estamos falando e o advogado tem sido extremamente crítico em relação à agência federal, atacando-a e dizendo que a mesma é maliciosa.
SEC e o mercado de criptomoedas
A SEC é responsável por regular e fiscalizar o mercado de títulos e valores mobiliários nos Estados Unidos e, desde o surgimento da indústria de blockchain, tem se concentrado em monitorar e regular as criptomoedas. Embora o presidente da SEC, Gary Gensler, não veja o Bitcoin como um valor mobiliário, a opinião da comissão sobre as altcoins ainda é incerta.
Uma das batalhas que pode dar uma luz para esse setor é a que a comissão enfrenta com a empresa que desenvolveu o XRP. A SEC alegou que a Ripple havia vendido o token como títulos não registrados, o que viola as regulamentações da SEC. Por outro lado, a Ripple negou as alegações, argumentando que o XRP é uma moeda digital, e não um título.
A resolução desse caso pode ter implicações significativas para outras empresas de criptomoedas e para a regulamentação do setor. Alguns argumentam que a decisão pode afetar negativamente a inovação desse mercado, enquanto outros acreditam que a regulamentação é necessária para proteger os investidores.
Contudo, o que o caso da Terra (LUNA), Gemini, Genesis, Celsius e FTX nos mostrou é que o que a SEC menos faz é proteger as pessoas que decidem entrar no mercado de criptomoedas. Com investigações acontecendo após perdas significativas, sempre fica a dúvida sobre o papel real da SEC neste mercado.