Embora tenha experimentado um aumento tímido de menos de 1%, o Dogecoin (DOGE) conseguiu superar o Bitcoin (BTC) e o Litecoin (LTC) em uma métrica. Afinal, a altcoin meme conta com um total de 628.209 transações realizadas nas últimas 24 horas.
Esse marco veio como resultado do crescente interesse na criação de tokens DRC20 na rede Dogecoin. Com isso, vemos que o mercado de criptomoedas está cada vez mais determinado a usar blockchains para funcionalidades para as quais elas não foram criadas para oferecer.
Os DRC20, também chamados de Doginals, são inspirados nos BRC-20, os Ordinals na rede Bitcoin. Em suma, o DRC20 engloba o procedimento de atribuição de identidades exclusivas, que incluem NFTs para Shibes, as menores unidades de Dogecoin presentes no bloco inaugural.
Como a comunidade do Dogecoin reagiu?
Mishaboar, um membro da comunidade Dogecoin, expressou sua surpresa diante desse aumento, mostrando alegria ao ver o DOGE conseguindo superar a criptomoeda primária e a prata digital, afirmando que as pessoas correram para criar esses tokens nos últimos dois dias.
Apesar de Patrick Lodder, desenvolvedor do Dogecoin, já ter comentado que esperava que esse aumento ocorresse, o alto número de transações na rede DOGE superou todas as expectativas. Agora resta saber se a altcoin meme vai conseguir se manter minimamente escalável, preocupação que foi levantada pelo próprio Mishaboar.
O membro da comunidade do Dogecoin sugeriu que atividades como a criação de tokens devem ser tratadas idealmente através de soluções Layer 2 dedicadas. Dessa maneira, seria evitada a sobrecarga na rede principal.
É válido ressaltar que os dados fornecidos pela Santiment revelaram que o desenvolvimento não teve um impacto direto no volume de vendas de NFTs na blockchain Dogecoin. Embora tenham ocorrido alguns picos desde 10 de maio, o volume de transações diminuiu para 831 mil. Essa queda indica uma redução no interesse em negociar ativos não fungíveis associados ao DOGE.