O CEO da Circle, Jeremy Allaire, revelou em uma entrevista à Bloomberg Television que a carga regulatória e a pressão dos reguladores dos Estados Unidos estão afetando negativamente o valor de mercado da stablecoin USDC, fazendo com que investidores busquem retirar seus investimentos dos EUA.
Allaire ressaltou a crescente apreensão mundial em relação ao sistema bancário e ao ambiente regulatório dos Estados Unidos, o que tem motivado empresas e investidores a se afastarem da stablecoin da Circle. Enquanto isso, outros ativos estáveis, como o USDT, têm apresentado uma valorização significativa neste ano.
Com uma forte entrada de capital no USDT, a stablecoin da Tether se aproxima da capitalização que possuía antes do colapso do USTC em maio de 2022, de US$83 bilhões, quando o principal ativo estável perdeu mais de 20% de predominância no mercado.
Por outro lado, a Circle tem visto uma queda significativa no valor de mercado do USDC nos últimos meses. Em meados de 2022, o token atingiu seu pico em relação ao valor de mercado, mas desde então tem experimentado uma tendência de queda constante.
Esse declínio se deve em grande parte à sua compatibilidade com o OFAC, órgão governamental dos Estados Unidos responsável por sancionar indivíduos e países que violam as políticas norte-americanas. Como resultado, exchanges, empresas e investidores estão se afastando do USDC e buscando outras opções de stablecoins.
Circle saindo dos Estados Unidos?
A empresa por trás do USDC pode abandonar o país norte-americano, assim como outras estão deixando os EUA, buscando outros mercados mais confiáveis e com leis mais claras para expandir seus negócios.
Nesse sentido, a Circle solicitou aprovação regulatória na França, visando expandir sua presença e envolvimento com reguladores em todo o mercado europeu, após a aprovação da regulamentação MiCA pela União Europeia. A empresa busca se tornar a única sob o regime regulatório do DASP a obter autorização total da AMF.
“Estamos animados em acelerar nossa estratégia de crescimento na Europa com esta aplicação. Os esforços abrangentes da França em relação à regulamentação de criptomoedas voltados para a inovação são louváveis e estão em estreita conformidade com a visão da Circle para o futuro do setor de pagamentos digitais”, disse Allaire.