Em uma conversa no programa Squawk Box, Mike Novogratz, CEO da Galaxy Digital, lançou otimismo ao declarar que a tão aguardada aprovação do ETF spot Bitcoin pelos reguladores dos Estados Unidos está mais próxima do que nunca. O empresário acredita que, até o final de 2023, o mercado verá a SEC dar sinal verde para esse produto, graças a conversas construtivas entre os emissores e a comissão.
Novogratz destacou que o fato de a SEC não contestar a decisão da Grayscale é um sinal importante de que a aprovação do ETF Bitcoin está a caminho. O executivo não apenas demonstrou otimismo, mas também enfatizou que não é mais uma questão de “se” o ETF será aprovado, mas sim de “quando”.
“Acreditamos que um ETF Bitcoin será aprovado este ano, em 2023. Todas as indicações de negociação parecem estar caminhando na direção certa. Há uma enorme pressão para fazer algo que seja racional. O público americano quer isso”, afirmou Novogratz.
O apoio da BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, adiciona ainda mais peso a essa expectativa. O CEO da empresa, Larry Fink, revelou que recebeu inúmeras perguntas de seus clientes sobre a possibilidade de um ETF Bitcoin.
Apesar desse otimismo, há quem discorde de Novogratz.
ETF deve chegar apenas em 2024
A QCP Capital afirmou que não espera que a SEC aprove qualquer aplicação ou conversão para um ETF spot BTC ainda este ano. Segundo os analistas da Bloomberg, esse produto chegará apenas em janeiro de 2024, com chances de aprovação de 90%.
Outro sinal que mostra que não veremos um ETF ainda em 2023 é a fala de Gary Gensler, presidente da SEC, alegando que cerca de oito a dez pedidos relacionados ao Bitcoin estão sob consideração da agência. Ele destacou que cada solicitação não é apenas um procedimento padrão, mas envolve um exame meticuloso por diferentes divisões da comissão.
De acordo com a CEO da Ark Invest, Cathie Wood, o único obstáculo para a aprovação dos ETFs de Bitcoin é o presidente da SEC e não a instituição como um todo. A empresária argumenta que as experiências anteriores de Gensler com criptomoedas podem estar influenciando sua abordagem em relação a esses produtos.