Conforme divulgado pela Bolha Crypto, os ETFs de futuros de Ethereum (ETH) da ProShares e VanEck foram ao ar. As expectativas para essa chegada eram grandes, pois esse avanço colocaria a principal altcoin do mercado na mira de investidores institucionais.
No entanto, ao contrário das expectativas otimistas, o mercado reagiu de forma discreta a esses novos ETFs, tendo volumes de negociação consideravelmente baixos.
Nos primeiros momentos de negociação, os ETFs Ethereum baseados em futuros conseguiram acumular um volume de aproximadamente US$1,7 milhão. Uma comparação pode ser feita com o lançamento do ETF ProShares Bitcoin Strategy em 2021, que acumulou US$200 milhões em seus primeiros 15 minutos de negociação.
Contudo, é preciso destacar que em 2021, o mercado de criptomoedas estava em outro momento, com o BTC e demais criptos alcançando recordes históricos. Só que essa constatação não foi o suficiente para que o investidor Eric Balchunas não expressasse seu desapontamento, classificando o desempenho desses ETFs Ether Futures como “pouco impressionante” em comparação com o BITO.
Enquanto o mercado observa como será o desenrolar dessa exposição do ETH ao mercado tradicional, a Grayscale continua em busca da aprovação para converter seu Grayscale Ethereum Trust (ETHE) em um ETF Ethereum à vista. Se esse esforço for bem-sucedido, poderá introduzir uma estrutura de produto mais familiar aos investidores nos EUA, tendo o potencial de chamar mais atenção do que o produto recém-lançado.