Julho foi um mês normal de volatilidade para os investidores de criptomoedas, com os ursos sendo os grandes campeões, principalmente quando o assunto é bitcoin (BTC). A criptomoeda primária fechou o mês com uma queda de 3,28%, sendo negociada abaixo da marca de US$30.000.
Mas o que foi um mês ruim para o bitcoin foi um período de glória para o XRP. Afinal, o token passou por uma grande alta logo após a Ripple vencer o processo que a SEC levantou contra a empresa no final de 2020.
Segundo a juíza do caso, Analisa Torres, o XRP não é um security e as vendas de tokens realizadas pela Ripple e seus acionistas não configuram um contrato de investimento. Essa decisão fez com que o XRP disparasse mais de 70% em apenas um dia. Além disso, a altcoin terminou julho com uma alta de 52%, trazendo grande alegria para seus detentores.
Não posso deixar de destacar o desempenho do Ethereum (ETH). De acordo com a Santiment, a principal altcoin do mercado teve uma correção de 4,7% em julho. No entanto, em relação ao BTC, o ETH experimentou uma alta de 4,9%. Para mais, o domínio de preço do Ethereum em relação ao bitcoin também se assemelhou aos níveis vistos em maio.
Do lado das notícias negativas, a Santiment declarou que houve uma baixa no número de transações envolvendo baleias. Mesmo que carteiras adormecidas tenham acordado, parece que os grandes investidores não têm mostrado muito interesse em realizar compras no mercado em baixa, o que deve ter vindo como resultado da pressão regulatória que a Binance e a Coinbase estão sofrendo da SEC dos Estados Unidos.