O Ethereum (ETH), em busca de chegar à sua versão 2.0, está se preparando para mais uma atualização.
O Ethereum Improvement Proposal, ou EIP-7514, faz parte do upgrade Dencun, que tem o intuito de diminuir a velocidade com que as pessoas estão fazendo staking da altcoin, oferecendo à comunidade mais tempo para explorar as melhores formas de recompensar os stakers.
Mas por que desacelerar o processo?
Se todos correrem para deixar seus ETH em staking, poderemos enfrentar um cenário preocupante. Segundo projeções, até dezembro de 2024, metade de todo o ETH estará trancada, o que poderia sobrecarregar a rede e não necessariamente torná-la mais segura. Além disso, as recompensas pelo staking podem se tornar insignificantes, desencorajando a participação ativa dos investidores.
Com o EIP-7514, haverá uma alteração na forma como novos validadores ingressam na blockchain Ethereum. Antes, esse número poderia crescer de forma exponencial, porém, com a nova atualização, o crescimento se dará de maneira mais linear e controlada. Como resultado, haverá uma menor sobrecarga e atrasos causados pelo aumento do volume de mensagens e dados a serem processados.
Já as recompensas do staking ainda são tema de debates na comunidade Ethereum. A questão de como incentivar as pessoas a deixar seu ETH em staking está em discussão, e a atualização EIP-7514 permitirá que essas conversas e pesquisas se desenvolvam, buscando encontrar soluções mais eficientes.