A oferta de Ethereum (ETH) atingiu um novo mínimo desde a atualização Shanghai, registrando um declínio de mais de 309.500 tokens desde setembro de 2022.
De acordo com dados da Ultra Sound Money, quase 1,195 milhão de ETH foram queimados desde a transição para o modelo de consenso Proof of Stake (PoS).
A taxa de queima superou a emissão de novos ETH em aproximadamente 30%, com a rede emitindo cerca de 885.000 unidades da criptomoeda como recompensas de staking durante o mesmo período.
O suprimento atual de ETH está 56.000 unidades abaixo de seu pico de 120,27 milhões em 31 de outubro.
A queda representa uma redução de 18% no fornecimento de Ethereum desde a atualização de Shanghai nas últimas seis semanas.
Esse novo cenário do ETH pode ser atribuído ao crescimento do trade onchain, impulsionado principalmente pela crescente adoção de bots de negociação.
Além disso, transações na Uniswap se destacaram, sendo as maiores contribuintes para o Ethereum queimado nos últimos 30 dias, representando cerca de 10% do total de ETH destruído.
Bots de negociação públicos, como Maestro e Banana Gun, também estão entre as principais entidades de queima na rede, eliminando 9% da altcoin.
Como a atualização Shanghai tornou o Ethereum deflacionário?
A atualização Shanghai veio para tornar o Ethereum uma rede mais eficiente ao substituir os mineradores de Proof of Work (PoW) e renovar sua tokenomics.
O upgrade resultou em uma redução significativa da emissão de novos ETH, tornando a altcoin deflacionária por meio da queima de taxas de transação básicas.
A taxa de queima acelerou no início de 2023, levando a uma diminuição de aproximadamente 276.500 ETH entre 1º de fevereiro e 8 de junho.
Embora a taxa de queima tenha desacelerado no terceiro trimestre, o fornecimento da criptomoeda continuou a diminuir até atingir uma baixa pós-fusão de cerca de 120,2 milhões de ETH em 31 de agosto, compensando efetivamente a inflação em 307.370 ETH.
Ao longo de setembro e outubro, o fornecimento de Ethereum se tornou inflacionário pela primeira vez em 2023.
No entanto, a atividade onchain da plataforma de contratos inteligentes experimentou um ressurgimento em novembro, impulsionada por condições de mercado otimistas, resultando em uma aceleração significativa na taxa de queima.
O recente movimento de alta levou a um crescimento nos volumes de DeFi, incluindo a rápida movimentação de fundos institucionais para produtos de ativos digitais.
No geral, o valor total bloqueado (TVL) em plataformas DeFi cresceu 11% nos últimos 30 dias, com a Solana (SOL) registrando um aumento de 56%.
Este ano, a rede da SOL foi descrita como a favorita dos investidores institucionais após semanas de entradas recordes, mesmo quando os números das altcoins estavam em um nível baixo.
O Ethereum também registrou um aumento no fluxo de entrada institucional nas últimas semanas, à medida que o preço do ETH ultrapassou a marca de US$2.000.