O ano de 2023 foi marcado por altos e baixos no mercado de criptomoedas, mas uma coisa se tornou evidente: a fidelidade dos holders do Ethereum (ETH). De acordo com dados da IntoTheBlock, empresa de análise blockchain, dezembro viu um recorde histórico, com mais de 70% do ETH em posse de investidores de longo prazo.
Essas “mãos de diamantes do Ethereum” mantiveram firme a crença na altcoin, mesmo diante das flutuações de preço e da volatilidade do mercado. Esse cenário contribuiu para um marco importante: o ETH ultrapassou o Bitcoin em termos de porcentagem detido por holders.
No entanto, apesar desse cenário, do crescimento de 85% na capitalização de mercado do Ethereum em 2023 e de desenvolvimentos positivos como upgrades, aplicações de ETFs e adoção robusta, a altcoin teve um desempenho ligeiramente inferior ao de outros ativos importantes, como aponta uma análise anterior da IntoTheBlock.
Mas o pessimismo não encontra morada entre os especialistas. Para exemplificar, Jan Happel e Yann Allemann, cofundadores da Glassnode, estabeleceram uma meta de US$2.700 para a altcoin, citando o “entusiasmo do mercado“.
O sucesso da plataforma de contratos inteligentes 2024 pode depender do nível de aceitação que ele receber do finanças tradicionais (TradFi). Um relatório da Messari sugere que a imagem ambientalmente amigável do Ethereum o torna atraente para Wall Street. Ryan Selkis, CEO da Messari, chegou a prever uma rápida adoção de um ETF de ETH, espelhando a tendência vista com o Bitcoin.