No segundo trimestre de 2023, o assunto ETF voltou ao mercado de criptomoedas, com empresas grandes como a BlackRock mostrando interesse em lançar produtos de bitcoin (BTC) nessa área. Mas não é apenas a criptomoeda primária que vem chamando a atenção.
Enquanto analistas apontam para a probabilidade de 65% de a comissão aprovar um ETF à vista de Bitcoin, seis empresas, Volatility Shares, Bitwise, Roundhill, VanEck, Proshares e Grayscale, solicitaram ETFs futuros de Ethereum (ETH). Apenas a Proshares expôs quatro pedidos de ETFs específicos para a principal altcoin do mercado.
Com esses novos pedidos, o número total de ETFs baseados em Ethereum chega a 12, conforme observado pelos analistas de ETF da Bloomberg, James Seyffart e Eric Balchunas.
A expectativa do mercado cripto é que a SEC forneça um parecer sobre esses pedidos até o final deste ano. Segundo Seyffart, as chances de aprovação de um ETF Ethereum são maiores que as do BTC, chegando a 75% de probabilidade. Balchunas expressa uma confiança ainda maior, estimando as chances de aprovação de futuros de Ether em 95%.
“Atualmente, temos 65% de chances de aprovação à vista até o final do ano e 75% para futuros de Ether, embora eu esteja mais para 95% em futuros de Ether. No entanto, o James não está tão seguro quanto eu. Em relação à aprovação imediata, estamos totalmente alinhados.”