ApeFest, um evento organizado pela Yuga Labs, a criadora do Bored Ape Yacht Club e Mutant Ape Yacht Club, reuniu entusiastas da empresa em Hong Kong no último sábado (04). No entanto, o que era para ser uma celebração inesquecível se transformou em um pesadelo para alguns dos participantes.
Após o evento, vários relatos de “queimadura ocular” inundaram as redes sociais, sendo atribuídos ao intenso espetáculo de luzes que dominou a festa. Entre os afetados estava Adrian Zduńczyk, um trader de criptomoedas, que compartilhou seu diagnóstico de fotoceratite, uma condição resultante da exposição excessiva à luz ultravioleta.
Zduńczyk, agradeceu aos organizadores pelo evento incrível, porém, ele também fez um apelo sério: “Ainda assim, como dezenas de outros, quase perdi a visão esta noite”, ele também incentivou os participantes com sintomas semelhantes a procurarem ajuda médica e a Yuga Labs a divulgar uma declaração oficial com recomendações para os afetados.
Embora Zduńczyk tenha tido a sorte de não sofrer danos sérios na córnea, ele recebeu prescrição de colírios esteróides e lubrificantes para os olhos. Outros participantes compartilharam experiências semelhantes, relatando dor extrema e queimaduras na pele após o evento.
O porta-voz da Yuga Labs se pronunciou sobre a situação, afirmando: “Estamos cientes da situação e estamos levando-a a sério. Estamos entrando em contato com um por um dos afetados. Também estamos buscando várias linhas de investigação para saber a causa raiz”.
É importante observar que, com base nas estimativas da Yuga Labs, os 15 casos de queimaduras oculares relatados até o momento representam menos de um por cento dos aproximadamente 2.250 participantes e funcionários presentes no evento de sábado à noite.
O ApeFest foi um evento exclusivo para detentores de BAYC e MAYC, bem como convidados com ingressos válidos no aplicativo TokenProof.