O mercado de criptomoedas começou a semana de um jeito morno. Apesar das altcoins de grande capitalização estarem corrigindo, a queda delas não está tão acentuada como nas últimas duas semanas. Além disso, o bitcoin (BTC) conseguiu se manter acima de US$26.300, marca importante para o desenvolvimento da criptomoeda número um.
Com o intuito de entender um pouco do que podemos esperar para os preços das criptomoedas nos próximos dias, vamos analisar os eventos desta semana. Em primeiro lugar, temos a redução do FUD em relação às exchanges cripto Binance e Coinbase.
A SEC pediu um período de 120 dias para responder à solicitação de regulamentação da Coinbase. Esse prazo pode sugerir que o órgão regulador está procurando ganhar tempo enquanto enfrenta pressão da indústria blockchain.
Já a Binance e seu braço norte-americano conseguiram chegar a um acordo com a SEC, em que somente os funcionários da Binance.US terão acesso aos fundos dos clientes na exchange baseada nos EUA.
Nesse sentido, os colaboradores da empresa global não mais terão acesso às chaves privadas de todas as carteiras, como carteiras frias e quentes, outras carteiras de hardware e nem mesmo aos sistemas e controles internos da empresa nos Estados Unidos.
Além disso, a Binance.US compartilhará uma demonstração financeira detalhada nas próximas semanas, incluindo dados de despesas comerciais e custos estimados com a SEC.
Com esses dois grandes players do mercado não passando por tanta pressão negativa, podemos esperar que menos criptomoedas sejam vendidas e que mais liquidez entre no mercado, proporcionando um alívio principalmente para o bitcoin, que tem aumentado cada vez mais sua dominância em cima das altcoins.
Estados Unidos e Inglaterra
Os EUA também podem influenciar o mercado de criptomoedas, pois mais capital pode ir para os títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Isso porque as taxas deles estão em alta devido à nova emissão de títulos que foi feita em meio à fraqueza do dólar.
Logo após o Federal Reserve decidir não aumentar a taxa de juros, o índice da moeda dos EUA caiu abaixo de 102,50. Normalmente, o preço do bitcoin se move na direção oposta aos rendimentos do Tesouro dos EUA e ao dólar americano.
Novas informações sobre a política monetária devem vir durante a audiência do presidente do Fed, Jerome Powell, no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara na quarta-feira (21) e no Comitê Bancário do Senado na quinta-feira (22).
Powell será questionado por políticos tanto democratas quanto republicanos. As perguntas terão como foco as recentes decisões do Fed sobre política monetária e taxa de juros. É comum o mercado de ações e de criptomoedas ficar atento aos comentários do banqueiro, pois eles dão indícios dos próximos passos que serão tomados pelo Federal Reserve.
No Reino Unido, o Banco da Inglaterra anunciará sua decisão sobre a taxa de juros na quinta-feira (22), o que provavelmente resultará em um aumento de 25 pontos-base para conter a inflação.