Como resultado de todo o escândalo envolvendo a FTX no final de 2022, o escrutínio regulatório em cima das exchanges de criptomoedas ficou ainda mais pesado. Sentindo esse peso está a plataforma de negociação cripto Bithumb.
A empresa com sede na Coreia do Sul, foi recentemente examinada pelas autoridades fiscais e legais do país. As investigações estão de olho nas práticas comerciais da exchange.
Mais uma exchange cripto em investigação
De acordo com os últimos relatórios, autoridades fiscais visitaram os escritórios da Bithumb hoje, 10 de janeiro de 2023. O grande intuito desse movimento foi saber se a empresa está cumprindo com a legislação tributária sobre atividades que envolvem o bitcoin (BTC) e as altcoins.
Nesse sentido, as autoridades investigam o potencial de a Bithumb cometer evasão fiscal. Para isso, há uma análise nas transações domésticas e internacionais conduzidas pela empresa no país asiatico. Quem está encarregado das investigações é o Serviço Fiscal Regional de Seul (NTS).
Contudo, essa não é a primeira vez que a exchange cripto top 10 é alvo de investigação fiscal. Em 2018, por exemplo, houve uma apuração sobre a empresa que resultou em um pagamento de imposto de renda de US$64 milhões.
Além disso, proprietários da Bithumb estão na mira de agências governamentais. Esse será um trabalho mais complicado. Afinal, a plataforma de negociação cripto tem muitos acionistas que possuem participações no negócio.
Dentre esse grande número estão empresas de capital aberto que não possuem nenhuma outra conexão com a indústria blockchain.