Richard Teng, líder dos mercados regionais da Binance, rechaçou qualquer correlação funcional entre a sua corporação e o colapso observado na FTX.
Na ocasião de uma entrevista concedida a Andrew Fenton, na conferência Token2049 de 2023, Teng abordou uma série de desafios enfrentados pela plataforma, entre eles questões regulatórias, gestão de usuários e a transição de comando após Changpeng Zhao (CZ).
O executivo da Binance refutou qualquer semelhança com a FTX, destacando a maneira distintiva com que ambas gerem ativos e mantêm relação com seus clientes.
Comentando uma recente postagem de CZ, que mencionava notícias desfavoráveis, ações judiciais e difusão de FUD, Teng asseverou que comparações entre as duas plataformas são inadequadas, pois os ativos da Binance possuem garantia de 1:1.
“Diversos rumores e FUD surgiram após o incidente com a FTX. Tentativas de associar-nos são completamente infundadas. Nossos ativos possuem garantia individualizada”.
Segundo o mais recente relatório de provas de reservas da Binance, a empresa mantém fundos suficientes para assegurar os ativos de seus clientes quando necessário. O relatório revela criptos sobre-garantidas, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) com mais de 1% e BNB, USDT e BUSD com 114%, 118% e 107%, respectivamente.
Binance e regulamentação
Teng também enfatizou o compromisso da exchange de criptomoedas com normas globais, saudando a regulamentação da MiCA como um esforço louvável para estabelecer padrões para toda a indústria.
Além disso, ele manifestou que, apesar dos obstáculos regulatórios, a Binance irá atender às exigências uma a uma para garantir uma total conformidade.
Em relação às recentes preocupações na Rússia, Teng sinalizou que a empresa ainda não tomou uma decisão em relação ao mercado russo, mas reafirmou o compromisso com os padrões globais na condução de seus negócios com as empresas sancionadas.
Já em resposta ao controverso episódio da listagem de dois bancos russos sancionados na Binance, a plataforma removeu ambas as instituições, seguindo os passos de outras empresas como Bybit e OKX.