O bitcoin (BTC) voltou a ser negociado acima da marca de US$30.000 logo após o Federal Reserve anunciar o lançamento de um programa de supervisão para instituições financeiras que se envolvem em atividades relacionadas a criptomoedas, como negociação, custódia, empréstimos e pagamentos.
De acordo com o Fed, o intuito do programa é promover os benefícios da inovação financeira, enquanto aborda adequadamente os riscos associados a essas atividades. O foco principal do programa será em atividades relacionadas a cripto, blockchain e parcerias de tecnologia não bancária.
Além disso, o programa será integrado aos processos de auditoria existentes do Federal Reserve. Os especialistas do projeto irão colaborar com as equipes de auditoria existentes para garantir que os bancos envolvidos em novas atividades sejam devidamente auditados.
Em comunicado, o Federal Reserve Board mencionou que os bancos membros estaduais precisarão obter aprovação por escrito do Fed antes de emitir, manter ou realizar transações com stablecoins lastreadas ao dólar americano.
“Os anúncios de hoje fazem parte do trabalho contínuo do Federal Reserve para criar maior clareza para todas as partes, à medida que os serviços financeiros e as tecnologias relacionadas continuam a evoluir”, destacou o comunicado.
Um dos fatores que pode ter contribuído para esse passo acelerado do Fed foi o lançamento da stablecoin do PayPal, o PYUSD. Como a empresa é uma das maiores plataformas de pagamentos online do mundo, ela pode atrair muitos usuários para seu ativo estável e o banco central dos Estados Unidos pode estar de olho nessa abrangência.
O PYUSD foi lançado na rede Ethereum (ETH) e tem uma paridade de 1:1 com o dólar americano. Para mais, ele será emitida pela Paxos Trust e será totalmente garantida por depósitos em dólares americanos, títulos do Tesouro de curto prazo e equivalentes de caixa similares.