Changpeng Zhao (CZ), conhecido por uma longa trajetória como CEO da Binance, renunciou ao cargo e se declarou culpado por violar leis norte-americanas anti-lavagem de dinheiro. Esse movimento faz parte de um acordo histórico visando preservar a gigante das criptomoedas.
“Hoje, deixei o cargo de CEO da Binance. Certamente, não foi fácil desapegar-me emocionalmente. Mas sei que é o correto. Cometi erros e devo assumir a responsabilidade. Isso é melhor para nossa comunidade, para a Binance e para mim”, disse CZ em um tweet.
Além disso, a Binance concordou em reconhecer sua conduta criminosa e deve pagar uma multa de US$4.3 bilhões. Esse montante abrange penalidades para resolver tanto alegações criminais quanto civis apresentadas por órgãos reguladores.
Uma fonte da Forbes afirmou que o acordo proposto seria entre o DOJ, a CFTC e a principal exchange de criptomoedas. Ou seja, não envolve o caso Binance vs SEC, onde o órgão regulador acusa a empresa de violar as leis de valores mobiliários.
Investigações em torno da Binance
O DOJ está investigando a Binance desde 2018, enquanto a agência procurava saber se a exchange cripto desrespeitou as regras de KYC e Combate à Lavagem de Dinheiro (AML) para permitir que indivíduos sancionados acessassem sua plataforma.
Agora, o governo dos Estados Unidos iniciou ações criminais contra a maior exchange de criptomoedas do mundo. As acusações giram em torno de conspiração, operação de um negócio de transmissão de dinheiro sem licença e violação do Ato de Poderes Econômicos de Emergência Internacional.
Conforme a documentação oficial, o governo alega que a empresa sistematicamente explorou o sistema financeiro dos EUA de 2017 a 2022 sem aderir aos necessários arcabouços legais e regulatórios.
Mas o que CZ fará agora?
De acordo com o empresário, ele fará uma pausa. Isso porque nos últimos 6 anos e meio ele não teve folga. Depois disso, CZ pretende fazer alguns investimentos passivos, sendo um token/acionista minoritário em startups nas áreas de blockchain/Web3/DeFi, IA e biotecnologia.
“Não consigo me imaginar sendo um CEO dirigindo uma startup novamente. Estou contente em ser um empreendedor único (sortudo). Caso haja ouvintes, posso estar aberto a ser coach/mentor de um pequeno número de futuros empreendedores, em particular. Pelo menos posso dizer a eles o que não fazer”.
Além disso, ele apontou que tem orgulho de dizer que a Binance não se apropriou indevidamente de quaisquer fundos dos usuários e não praticou qualquer manipulação de mercado.