Em 2022, o mercado de criptomoedas passou por uma severa correção. No entanto, algumas altcoins sentiram isso mais do que outras. Dentre elas, podemos citar as de empresas fracassadas: Terraform Labs (LUNC), FTX (FTT) e Celsius Network (CEL).
Mas agora, no final de 2023, esse cenário está mudando. Com a alta do bitcoin (BTC), essas criptos passaram por um aumento significativo. Inclusive, Eric Wall, pesquisador de criptomoedas, chegou a comentar sobre esses momentos de bombas simultâneas das altcoins de projetos que colapsaram.
No último mês, o preço do FTT mais que quadruplicou: aumentou 352% e atingiu uma máxima anual de US$4,53. Além disso, o token CEL disparou 128,3% nos últimos 30 dias e chegou a níveis não vistos desde abril. Sobre o LUNC, apenas no final de semana o token subiu 35%.
No caso da altcoin da Terraform Labs, ela conseguiu voltar ao top 100 de criptomoedas de maior capitalização de mercado.
Mas o que motivou esse otimismo?
Sobre o LUNC, o token deve ter acompanhado o mercado geral das criptomoedas que está subindo. Dificilmente a queima de tokens iria fazer com que ele crescesse assim, tendo em vista que esse processo ocorre todos os meses.
Já sobre o FTT, a altcoin pode ter subido pelo fato de a SEC ter dado luz verde para o possível retorno da FTX.
Por fim, o CEL pode estar no auge de 2023 pelo fato de a Celsius Network ter chegado a um acordo não apenas com sua governança, mas também com a justiça, para voltar ao mercado como uma mineradora de Bitcoin e arcar com a dívida que possui com seus credores.