Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), em colaboração com Avi Loeb, um astrônomo e professor de Harvard, parece estar prestes a publicar um estudo baseado em achados do Oceano Pacífico.
A pesquisa se focou em amostras coletadas do leito marinho próximo à Papua Nova Guiné, especificamente na estimativa do caminho percorrido pelo objeto de alta velocidade, conhecido como CNEOS 2014-01-08. Esse objeto foi registrado pelos satélites do governo dos Estados Unidos em 2014.
As amostras coletadas incluem esferóides com níveis extraordinariamente altos de berílio, lantânio e urânio, elementos que geralmente não são encontrados em tamanhos tão elevados em nosso sistema solar. Dos aproximadamente 700 esferóides recuperados, 57 foram examinados e cinco apresentaram uma composição que os pesquisadores descreveram como “extra-solar”.
Esses esferóides “BeLaU” são ainda mais intrigantes porque não se assemelham a qualquer liga comumente produzida nem a meteoritos naturais conhecidos de nosso universo. Esse fato, combinado com a composição única, aumenta a possibilidade de que eles possam ter se originado fora do nosso sistema solar.
Em uma tentativa de trazer um pouco de humor às suas descobertas, o rosto por trás da Cardano respondeu a uma pergunta sobre “fontes exóticas” relacionadas à “sequência de abundância de BeLaU” com uma referência ao meme “Não estou dizendo que eram alienígenas, mas eram alienígenas”, tirado do programa de televisão Ancient Aliens.
“Temos uma ideia bastante boa de onde os grandes fragmentos aterrissaram para a próxima expedição, o que nos permitirá determinar se o objeto era artificial ou apenas parte do núcleo de outro planeta. Independentemente disso, esse resultado significa que provavelmente temos o primeiro objeto interestelar já recuperado”, declarou Hoskinson.
O estudo ainda está aguardando revisão por pares.