Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), usou o Twitter para criticar aqueles que ainda são céticos em relação às criptomoedas. Em seu tweet, o empresário comparou as operações de grandes empresas da indústria blockchain como Circle, Paxos e Tether com as dos bancos. Nesse sentido, ele enfatizou que essas empresas resistiram às condições que causaram a falência dos bancos.
Circle/Paxos/Tether: “we’re going to hold collateral mostly in cash and T-bills.”
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) March 13, 2023
Nothing happens.
Government: “CRYPTO IS SUPER RISKY.”
Banks: “we’re going to hold collateral mostly in longer-dated TradFi bonds.”
Banks fail.
Government: “SEE, CRYPTO IS SUPER RISKY.”
“Circle/Paxos/Tether: “vamos manter a garantia principalmente em dinheiro e T-bills. Nada acontece. Governo: “CRIPTO É SUPER ARRISCADO. Bancos: “vamos manter as garantias principalmente em títulos TradFi de longo prazo”. Os bancos falham. Governo: “VEJA, CRIPTO É SUPER ARRISCADO”.
Apesar da resiliência demonstrada por esses nomes importantes do meio cripto, a percepção geral em relação ao Bitcoin (BTC) a as altcoins não mudou muito. Isso ficou evidente quando a Casa Branca divulgou uma declaração em janeiro intitulada “O roteiro do governo para mitigar os riscos das criptomoedas”, na qual grande parte da assessoria legislativa fornecida pelo governo foi dirigida ao Congresso dos Estados Unidos.
A queda dos bancos nos Estados Unidos
A situação recente dos bancos também destaca a instabilidade do setor financeiro tradicional. Afinal, não é segredo para ninguém os problemas que os bancos americanos estão passando em decorrência do aumento da taxa de juros nos EUA. O exemplo mais recente foi a queda do Silicon Valley Bank (SVB). Seu colapso repentino, que deixou bilhões de dólares pertencentes a empresas e investidores sem recursos, tornou-o o maior banco a falir desde a crise financeira de 2008.
Além disso, na semana passada, o Silvergate Capital, instituição financeira amiga das criptomoedas, disse que estava encerrando as operações e liquidando seu banco. Já no domingo, os reguladores dos EUA fecharam o Signature Bank para evitar o contágio do setor bancário.
Enquanto isso, a subsidiária britânica do extinto SVB será salva pelo gigante financeiro global HSBC. Em 13 de março, o HSBC declarou formalmente que o Silicon Valley Bank UK seria adquirido por sua subsidiária, HSBC UK Bank, por uma libra esterlina, R$6.39 na cotação atual.
Embora a criptomoeda ainda esteja enfrentando desafios significativos, a resiliência demonstrada pelas empresas do setor e as falências recentes dos bancos tradicionais destacam as vantagens que os ativos blockchain, principalmente o Bitcoin, podem ter em relação aos sistemas financeiros centralizados.