Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana (SOL), compartilhou suas ideias sobre altcoins memes em uma série de tweets. Ele comparou os tokens dessa modalidade a “loterias de perda zero” e discutiu como o mercado blockchain poderia ajudar a reduzir a proliferação de ativos fraudulentos.
Yakovenko sugeriu que os marketplaces de criptomoedas poderiam coordenar lançamentos completamente justos, com taxas zero, como forma de evitar que versões fraudulentas de tokens memes continuem drenando a liquidez dos usuários. Segundo o empresário, isso pode ser alcançado através da criação de uma “lista justa” que utilize heurísticas específicas para identificar usuários ativos e distribuir a altcoin sem pré-mineração.
Além disso, o fundador da Solana argumentou que, mesmo que os criadores de tokens não recebam incentivos diretos, os marketplaces se beneficiariam ao incluir essas altcoins de lançamento justo.
No entanto, essa abordagem pode não ser 100% eficaz. Afinal, há o risco de que a lista seja comprometida após o primeiro uso, devido a práticas manipulativas como o airdrop farming, por exemplo. Essa prática consiste em indivíduos procurarem obter o máximo de tokens ou criptomoedas possível através de airdrops.
Embora não seja errado participar de vários airdrops para maximizar ganhos, muitas vezes investidores acabam utilizando táticas manipulativas ou até mesmo fraudulentas para isso, como o uso de múltiplas identidades e contas falsas.
Solana vai focar em stablecoins?
Mudando o foco das altcoins memes, o fundador da Solana falou um pouco sobre stablecoins na entrevista concedida a Scott Melker. Yakovenko apontou que a legislação dos ativos estáveis nos Estados Unidos pode abrir as portas para a integração de novos usuários no setor.
Acreditando que essa legislação virá ainda em 2023, o empresário destaca que a blockchain da Solana é a ideal para tornar essa visão uma realidade, pois além de ser rápida, é de baixo custo.
De acordo com o engenheiro de software, a adoção em massa do dólar digital depende do número suficiente de usuários que utilizem carteiras e soluções de custódia na plataforma. Quando isso ocorrer, haverá a possibilidade de explorar diferentes modelos de negócios no setor de criptomoedas, resultando em um mercado promissor e robusto.
Yakovenko vai além e compartilha uma opinião impopular, afirmando que as stablecoins são o “aplicativo matador” que atrairá usuários de todo o mundo, especialmente aqueles que residem em países com moedas em colapso. Para essas pessoas, o acesso a dólares digitais se torna uma necessidade urgente.