O cofundador da Solana (SOL), Anatoly Yakovenko, comparou o Ethereum (ETH) ao Windows 95, enquanto a Solana, na visão dele, seria o Windows 2000, um sistema operacional mais avançado e capaz de executar múltiplas tarefas simultaneamente.
Yakovenko, por vezes, tenta se afastar de comparações que possam inflamar o debate, mas, no podcast Unchained, ele declarou que a criação de um “Windows 2000” no mundo blockchain é importante. O empresário argumenta que os atuais gargalos, como o aumento dos custos de transação durante lançamentos de NFTs, impedem o avanço da tecnologia.
No entanto, é preciso dizer que uma semelhança une as duas redes: a capacidade de hospedar aplicativos descentralizados (dApps). As diferenças residem na velocidade, custo e percepção pública.
Atualmente, o Ethereum reina de forma soberana, com um valor total bloqueado (TVL) em finanças descentralizadas (DeFi) de US$ 28,661 bilhões contra US$ 703,46 milhões da Solana. Além disso, apenas recentemente a rede da SOL superou o volume de negociação dos protocolos Layer 2 do ETH.
Em relação aos preços, ambas as altcoins tiveram uma boa semana, mas o Ethereum saiu como o grande vencedor com uma alta de 11% no período, contra 6% de sua rival.
Além disso, Yakovenko revelou no podcast que o telefone Saga, desenvolvido pela Solana, vendeu até o momento apenas 2.200 unidades. Para estabelecer uma base de usuários robusta, ele enfatizou a necessidade de maiores vendas, idealmente entre 25.000 e 50.000 unidades.
Nesse sentido, o empresário mencionou discussões em andamento dentro da empresa e sugeriu possíveis iniciativas como o lançamento de novos modelos, a melhoria de aplicativos e a introdução de descontos nas lojas, entre outras estratégias.
Imagem destaque: CNN