A Genesis Global, a divisão de empréstimos cripto do Digital Currency Group (DCG), está enfrentando uma escassez de ativos líquidos. Por essa razão, está em discussões privadas com diversos credores. De acordo com relatórios recentes, a empresa emitiu um aviso de que pode precisar declarar falência se não conseguir levantar mais fundos.
Os relatórios sugerem que os gêmeos Winklevoss e outros credores estariam dispostos a aceitar um período de remissão de um a dois anos sob um plano de falência pré-definido. Durante este período, a maioria dos pagamentos seriam adiados. Além disso, os credores receberiam valores em dinheiro e ações da empresa mãe da Genesis, o DCG.
Cameron Winklevoss, co-fundador da exchange de criptomoedas Gemini, e Barry Silbert, CEO do DCG, tiveram uma disputa pública no Twitter. Conforme relatado pelo Bolha Crypto, Winklevoss acusou Silbert de ter conflitos de interesse no conglomerado e de negociar de forma desonesta.
Em uma carta aberta, o rosto por trás da Gemini exigiu que o líder do DCG renunciasse ao cargo, alegando que ele não cumpriu a promessa de devolver fundos de clientes no valor de US$900 milhões.
“Não há caminho a seguir enquanto Barry permanecer como CEO da DCG… Esses credores merecem uma resolução para sua recuperação e só podem ser alcançados com uma nova administração na DCG”.
Problemas da Genesis
A Genesis tem enfrentado essa crise financeira desde o colapso da FTX, quando começou a paralisar o saque de seus clientes. Isso porque era na exchange cripto falida que a credora armazenava parte de seus ativos.
A exchange de criptomoedas Gemini Trust, administrada por Cameron e Tyler Winklevoss, também foi afetada, pois o programa Gemini Earn, que permite aos usuários da plataforma ganhar juros sobre suas moedas emprestando-as através da Genesis, também teve que cessar processamento de pedidos de resgate.
Em 17 de janeiro, a DCG enviou uma carta aos acionistas informando que deixaria de pagar dividendos trimestrais para preservar o capital. Apesar dos esforços do grupo para encontrar uma solução, ainda não houve um acordo.
De acordo com fontes próximas, a Genesis Global está atualmente se preparando para entrar com um pedido de falência, que pode ser apresentado ainda nesta semana, algo que poderia ter implicações significativas para os acionistas, credores e clientes da empresa cripto.