De acordo com dados de ciclos anteriores do mercado de criptomoedas, a dominância do Bitcoin (BTC) sobre as altcoins provavelmente continuará aumentando, conforme apontado pela Glassnode.
Em um relatório, a empresa de inteligência de mercado e blockchain analisou como a dominância da principal cripto se compara a segunda maior, o Ethereum (ETH), em relação aos anos anteriores.
Ethereum superando o ouro, mas perdendo para o BTC
Quando comparamos o desempenho do bitcoin com o ouro, fica evidente que o BTC cresceu em 93% este ano, enquanto o preço do ouro por onça permaneceu relativamente estável, abaixo dos US$2.000. Por outro lado, o Ethereum teve um crescimento de “apenas” 39%.
Segundo a Glassnode, embora ambos os ativos tenham experimentado “reduções de magnitude semelhante” ao longo do ano, os períodos de alta têm visto ganhos mais fundamentados para o Bitcoin.
“Ciclos anteriores viram o ETH cair para profundidades de mais de 50% em uma base relativa durante a fase de recuperação do mercado em baixa, com a redução atual atingindo 38%”.
A empresa também aponta que a fase de redução da altcoin em relação ao BTC desde o “mínimo do ciclo” em junho de 2022 já dura 470 dias até o momento, em comparação com períodos de menos de 400 dias em ciclos anteriores.
Em novembro, a dominância do Bitcoin subiu de 38% no final de 2022 para 53%, enquanto a dominância do Ethereum está em apenas 17%.
Nas últimas semanas, a relação de preços ETH/BTC caiu para uma baixa de cerca de 15 meses, atingindo 0,052. A empolgação em torno de um possível ETF de Bitcoin à vista, juntamente com uma “fuga para a qualidade” longe de títulos em direção a outros ativos, ajudou a posicionar o BTC à frente das altcoins.