O cenário atual do mercado de criptomoedas parece refletir um período de letargia, de acordo com a última análise feita por Glassnode. O relatório indica que tanto o volume de transações internas quanto o volume de transações externas atingiram um patamar historicamente baixo, resultando em uma severa falta de liquidez.
Segundo os especialistas da Glassnode, o atual estado de apatia e monotonia é comparável ao período que precedeu a corrida dos touros pré-2020.
“Em meio a entradas líquidas significativas de capital no começo de 2023, tanto a Bitcoin quanto a Ethereum têm experimentado um fluxo mais equilibrado ou até negativo nos últimos meses. A falta de entusiasmo e a estagnação parecem ser a emoção dominante no mercado atualmente”.
A equipe de análise da empresa também observou que a volatilidade efetiva se manteve surpreendentemente baixa.
No entanto, a baixa volatilidade historicamente observada não deve ser subestimada. Segundo os analistas, essa calmaria geralmente antecipa uma onda de maior volatilidade no futuro.
O relatório ainda destaca que, apesar de resultados financeiros estáveis para os investidores de longo prazo (LTPs) em Bitcoin, os investidores de curto prazo (STPs) estão lidando com perdas expressivas ainda não realizadas.
“A oferta detida por LTPs atingiu um pico histórico de 14,74 milhões de BTC. Em contraste, a oferta na mão dos STPs, a parte mais ativa do mercado, recuou para seu nível mais baixo desde 2011. Embora os LTPs estejam se mostrando resistentes ao preço atual, a maior parte dos STPs está lidando com perdas não realizadas frente ao preço do BTC de US$26.000”, revelou a Glassnode.