Dentre os eventos mais aguardados no mercado de criptomoedas, o halving do Bitcoin (BTC) se destaca. Nele, a recompensa dos mineradores da criptomoeda primária será cortada pela metade, com esses trabalhadores passando a receber apenas 3,125 BTC por bloco minerado.
Embora o próximo halving esteja programado para ocorrer no bloco 840.000, a data e a hora exatas são incertas devido à variabilidade natural e à natureza probabilística da mineração de Bitcoin. No entanto, a Glassnode estima que o evento esteja a 158 dias de distância, ou seja, em 23 de abril de 2024, com base no intervalo médio atual entre os blocos.
O halving chama muita atenção, pois é visto pelos investidores como um possível catalisador de alta para a criptomoeda. Afinal, todos os halvings anteriores resultaram em um desempenho robusto do mercado nos 365 dias que se seguiram.
Conforme observado por Checkmatey, um analista on-chain da Glassnode, o bitcoin apresentou um perfil de retorno anual interessante, com mais de 400% após o evento em ciclos anteriores.
Nesse sentido, a possibilidade permanece otimista para o BTC, de acordo com uma análise da Glassnode. Ao estudar a mudança de 90 dias no fornecimento ilíquido, a empresa de análise observa um aumento consistente nos saldos ilíquidos em todas as ocasiões anteriores de halving.
Isso evidencia que os investidores intensificam suas atividades de compra no período que antecede e durante o evento, frequentemente superando tanto a taxa de emissão antes quanto após a ocorrência do halving.
Atualmente, o fornecimento ilíquido está se expandindo a uma taxa de 180.000 BTC a cada trimestre, o que é 2,2 vezes mais rápido do que a emissão. Além disso, cerca de 81.000 BTC são minerados a cada trimestre, e esse número será reduzido para 40.000 BTC por trimestre após o halving. A Glassnode observa uma confluência entre as métricas do Bitcoin, indicando que o “fornecimento disponível” está em níveis historicamente baixos.