O Bitcoin (BTC) é a criptomoeda que consegue alcançar o ideal de descentralização por não possuir uma empresa por trás. Além disso, a falta de um criador oficial por trás da cripto é fundamental para que ela mantenha esse status. Apesar de termos um nome para descrever quem criou o BTC, Satoshi Nakamoto, até hoje sua identidade não foi revelada.
As apostas para saber quem é, de fato, o cérebro por trás do primeiro dinheiro digital que resolveu o problema de gasto duplo, são muitas. Dentre elas podemos citar Nick Szabo, criptógrafo e programador americano, Hal Finney, criptógrafo que trabalhou com Nakamoto nos primeiros dias da criptomoeda, Gavin Andresen, o principal desenvolvedor do Bitcoin após a saída de Nakamoto, e até Craig Wright, o empresário que afirma ter criado a o BTC.
Apesar de o empreendedor ser motivo de piada devido à sua afirmação incomprovada de ser Nakamoto, outra teoria, tão curiosa quanto as alucinações de Wright, foi levantada por Raoul Pal, ex-executivo do Goldman Sachs. Em uma entrevista que o analista concedeu a Tom Bilyeu, ele afirmou que é possível que os governos dos EUA e do Reino Unido tenham criado o Bitcoin.
Estados Unidos e Reino Unido criaram o Bitcoin?
Pal acredita que o pseudônimo Satoshi Nakamoto não é uma pessoa, mas sim um grupo de funcionários do governo americano e britânico, especificamente da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e da Sede de Comunicações do Governo do Reino Unido (GCHQ). Esses funcionários teriam sido encarregados de criar uma solução para enfrentar futuras ameaças à economia monetária internacional do Ocidente.
A teoria de Pal é baseada em uma conversa que ele teve com um funcionário do Departamento de Defesa (DoD) em 2013 ou 2014. O funcionário teria dito a Pal que estava preocupado com a dívida e a explosão do sistema e que eles precisavam avaliar o risco. Pal respondeu que acredita que a resposta está no Bitcoin e que o governo dos EUA e do Reino Unido o inventaram.
De acordo com Pal, o fato de o Bitcoin ter surgido no auge da crise financeira de 2008 e seus ciclos de redução pela metade (halving) dão credibilidade à teoria. Ele acredita que a criptomoeda sempre foi a solução e que não é uma coincidência que tenha surgido em um momento de crise financeira.
Apesar do que Pal diz, tudo não passa de uma teoria e nada foi comprovado. Acreditar que o Bitcoin foi criado por governos é praticamente como achar que um coach inventaria uma técnica que pudesse substituir completamente sua presença humana e personalizada no processo de coaching ou que uma empresa que fabrica chocolate inventaria uma maneira de tornar a vida saudável e equilibrada sem a necessidade de consumir doces.