Surpreendendo os investidores de criptomoedas, o bitcoin (BTC) disparou 5% nas últimas 24 horas. Como resultado, voltou a ser negociado acima da marca de US$27.000. Sem dúvida, o que ajudou nessa recuperação da criptomoeda primária foi a Grayscale.
A gestora de ativos conquistou uma vitória jurídica contra a SEC dos Estados Unidos. De acordo com a decisão do tribunal, a empresa tem agora luz verde para converter seu Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um Bitcoin Exchange Traded Fund (ETF).
SEC vs Grayscale
A comissão anteriormente rejeitou o pedido da Grayscale para tal conversão. Segundo a SEC, o mercado de criptomoedas está sujeito a manipulação e isso poderia potencialmente ameaçar a segurança dos investidores.
Insatisfeita com a decisão da reguladora, a Grayscale optou por contestar a decisão no tribunal. Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale, expressou seu entusiasmo com a decisão através de sua conta no X (Twitter):
“O D.C. Circuit decidiu a favor da @Grayscale em nosso processo judicial contestando a decisão da SEC de negar a conversão de $GBTC em um ETF! Agradecemos a todos que estiveram nesta jornada conosco, especialmente nossos investidores. Estamos gratos pelo seu apoio e encorajamento. Próximo passo: nossa equipe jurídica está revisando ativamente a opinião do tribunal. Siga @Grayscale para atualizações”.
O juiz responsável pela decisão criticou abertamente a SEC por ter negado a transformação do GBTC em um ETF Bitcoin, repreendendo o órgão por não proporcionar clareza regulamentar suficiente para a indústria blockchain.
“A agência que trata de casos iguais de forma desigual quebra um princípio básico do direito administrativo. A SEC aprovou recentemente a negociação de dois futuros de bitcoin em exchanges nacionais, mas negou a aprovação do fundo de bitcoin da Grayscale. Ao solicitar a revisão da ordem de negação da Comissão, Grayscale defende que seu produto, negociado no mercado de Bitcoin, deveria ter recebido aprovação para negociação na NYSE Arca. E nós concordamos”.