BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Hal Finney é o criador do Bitcoin (BTC)? Mito ou verdade?

Hal Finney é o criador do Bitcoin (BTC)? Mito ou verdade?

Sem dúvida, um dos maiores mistérios do mercado de criptomoedas é a identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo por trás da pessoa ou grupo de pessoas que criou o Bitcoin (BTC). Nos últimos anos, inúmeras teorias e especulações têm circulado a respeito desse tema.

Dentre os nomes citados como possível Satoshi, está o do programador Hal Finney, que foi um dos pioneiros da criptomoeda. Mas será que essa especulação é uma realidade ou está mais para um devaneio?

Jameson Lopp, co-fundador da empresa especializada em custódia de bitcoin Casa, aponta essa ideia como um mito. Em um post de blog, ele apresentou evidências que questionam a teoria que atribui a autoria do Bitcoin a Finney.

Um corrida acabou com a teoria

O ponto central da argumentação de Lopp gira em torno de uma corrida de 10 milhas realizada em Santa Barbara, Califórnia, em 18 de abril de 2009. De acordo com os dados da competição, Finney participou da “Santa Barbara Running Company Chardonnay 10 Miler & 5K”, que começou às 8 da manhã, no horário do Pacífico, e completou a corrida em 78 minutos.

O que torna esse fato interessante é que esse período coincide com a troca de e-mails datados entre Satoshi e um dos desenvolvedores iniciais do Bitcoin, Mike Hearn.

Satoshi enviou um email para Mike às 9h16, horário do Pacífico, apenas 2 minutos antes de Finney completar sua corrida.

“Durante toda a hora e 18 minutos em que Hal estava correndo, é altamente improvável que ele estivesse simultaneamente interagindo com um computador ou envolvido na comunicação por email”.

Além disso, Lopp ressaltou que os dados da blockchain corroboram sua argumentação. Examinando os emails de Hearn com Satoshi, é evidente que o criador do Bitcoin iniciou uma transação envolvendo 32,5 BTC, que ocorreu no bloco 11.408, que foi minerado às 8h55 no horário da Califórnia. Isso ocorreu aproximadamente 55 minutos após o início da corrida de Finney.

Além disso, Satoshi confirmou essa transferência, com outra envolvendo 50 BTC, em um email. Lopp enfatizou que esse email foi enviado enquanto Finney ainda estava participando da corrida.

Mas isso não é tudo

Também foi apontado que Nakamoto estava ativamente envolvido na codificação e participação em diversos fóruns online em um momento em que Finney estava enfrentando os efeitos da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que havia prejudicado seu uso do teclado.

Lopp apontou para uma postagem de 22 de agosto de 2010 feita pela ex-mulher de Finney, Fran Finney, na qual ela mencionou que o casal havia comparecido à Cúpula da Singularidade de 2010 em San Francisco, em 14-15 de agosto. Ela revelou que, devido à batalha contínua do programador contra a ELA, sua velocidade de digitação por minuto havia diminuído.

Durante o mesmo período, Satoshi conduziu quatro verificações de código e contribuiu com 17 postagens em fóruns entre 14 e 15 de agosto de 2010, conforme destacado por Lopp, que também ressaltou diferenças entre o código de Provas Reutilizáveis de Trabalho de Finney e o código original do Bitcoin.

Lopp afirmou que recebe bem objeções a sua tese e acredita que a criação do BTC se deve a um único desenvolvedor, em vez de um grupo de desenvolvedores.

“O Bitcoin está melhor com a identidade de Satoshi permanecendo desconhecida. Um ser humano pode ser criticado e alvo de ataques políticos, mas um mito resistirá ao teste do tempo”.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas