O mercado de criptomoedas está se preparando para três eventos importantes de halvings, que devem ocorrer nos próximos dias. O explorador on-chain OKLINK divulgou as contagens regressivas para os próximos eventos de grandes criptos: Dash (DASH), Litecoin (LTC) e Bitcoin (BTC).
Mas o que é halving?
Esse termo se refere a um evento específico que ocorre em algumas criptomoedas, quando a quantidade de novas criptos que podem ser mineradas é reduzida pela metade, diminuindo a recompensa dos mineradores.
O halving é um mecanismo projetado para controlar a inflação e a oferta de criptomoedas. Há uma grande expectativa de que, após o halving, o preço da criptomoeda suba. Por isso, ele é um evento muito esperado pelo mercado blockchain.
Contudo, é válido destacar que o aumento de preço acontece apenas se a demanda pela criptomoeda estiver maior que sua oferta. No caso do Bitcoin, ao longo dos anos, seu preço subiu após o halving, mas isso só foi possível porque mais pessoas estavam interessadas na criptomoeda primária.
Próximas datas
Embora o halving do BTC seja o mais aguardado, ele não é o único que ocorrerá nos próximos dias.
Um dos mais significativos que acontecerá em 2023 é o da criptomoeda Dash, que ocorre a cada 210.240 blocos. O evento está previsto para ocorrer em 22 de junho deste ano.
Embora tenha sido uma altcoin muito importante no início do mercado blockchain, o Dash não tem mais chamado a atenção dos investidores criptos, pois ficou paralisada no tempo.
A cripto conta com uma perda de 96,95% de sua alta histórica vista em 2017. Ou seja, nem mesmo com a corrida de 2021, a altcoin conseguiu voltar para os holofotes.
Outro halving que está próximo a acontecer é o do Litecoin. A prata digital do mercado de criptomoedas observa esse evento ocorrendo a cada 840.000 blocos minerados, o que deve ocorrer daqui a 100 dias, ou seja, em 2 de agosto de 2023.
Apesar de ser uma altcoin antiga que não conseguiu se manter no top 10, por também ter parado no tempo da rápida evolução cripto, o LTC está 78,63% de sua alta histórica, que foi vista em 2021, quando as criptomoedas importantes decolaram.
Já o halving do Bitcoin, que ocorre a cada 210.000 blocos minerados, está previsto para ocorrer em 27 de abril de 2024, pouco mais de um ano da data da escrita do artigo. Jamie Douglas Coutts, analista da Bloomberg Intelligence, estima que o preço do BTC possa chegar a US$50.000 quando o evento ocorrer.