O HSBC Holdings, um dos maiores bancos do mundo, anunciou nesta quarta-feira (8) que lançará um serviço de custódia para ativos digitais em 2024. O serviço, que será oferecido em parceria com a Metaco, uma empresa de tecnologia pertencente à Ripple Labs, atenderá a clientes institucionais que buscam exposição a títulos tokenizados.
A custódia de ativos digitais é um serviço que consiste na guarda e gerenciamento de produtos como criptomoedas e tokens. O serviço é oferecido por instituições financeiras especializadas, que, em tese, possuem a infraestrutura e a expertise necessária para proteger os ativos de seus clientes.
O lançamento do serviço de custódia do HSBC é um passo importante para a adoção de ativos digitais por parte de empresas tradicionais. Isso porque o banco é um dos principais players do setor, e sua entrada nesse mercado pode ajudar a impulsionar a confiança de outros bancos em relação a essa tecnologia.
O anúncio do HSBC vem na esteira de outros movimentos de instituições financeiras tradicionais no mercado de ativos digitais.
Em agosto, o JPMorgan, o maior banco dos Estados Unidos, implementou sua primeira liquidação de garantias para clientes usando blockchain. Já em setembro, a Euroclear, uma das maiores infraestruturas de mercado do mundo, lançou uma plataforma para emitir títulos tradicionais via blockchain.