O analista Adam Cochran levantou preocupações sobre a estabilidade financeira da exchange de criptomoedas Huobi, levando em consideração a possibilidade de que a empresa enfrente problemas de insolvência devido a disparidades em suas participações em USDT.
Após examinar a Merkle Tree Audit da exchange cripto, Cochran constatou que apenas US$90 milhões estão mantidos nas contas da Huobi, enquanto os usuários acreditam possuir cerca de US$631 milhões em USDT. Além disso, é válido destacar que a auditoria da empresa não foi atualizada desde o mês passado.
Segundo Cochran, o déficit nos ativos USDT da Huobi pode estar relacionado às ações de Justin Sun. O fundador da Tron (TRX) foi acusado de utilizar ativos da plataforma cripto para dar suporte aos seus aplicativos financeiros descentralizados (DeFi), inflando os rendimentos para atrair mais depósitos para a exchange de criptomoedas.
Cochran também levantou suspeitas sobre a conversão dos saldos de Ethereum (ETH) dos usuários em stETH por parte de Sun, onde apenas metade dos 141.000 ETH que seriam mantidos pelos usuários da Huobi estariam realmente nas contas do empresário.
Binance e Huobi
Deixando o cenário mais caótico, o analista acredita que a Binance possa estar ciente dos problemas da Huobi e das supostas posições super-reivindicadas em USDT realizadas por Sun. Isso teria sido um dos motivos pelos quais a empresa de CZ decidiu reduzir a presença da stablecoin da Tether em sua plataforma.
Cochran argumentou que a Binance foi uma das primeiras a liquidar USDT. Sendo assim, considerando o que a empresa fez na queda da exchange FTX ao vender seus FTT, ele argumentou que é seguro assumir que agora ela também esteja tentando se manter distante de ativos de risco.
No entanto, é importante destacar que a Binance, até o momento da escrita do artigo, não fez acusações à exchange cripto rival, mas sim à própria Tether. Segundo a maior empresa do mercado de criptomoedas, a emissora de stablecoins não é transparente com suas reservas de USDT, o que fez CZ atacar o ativo estável e considerar a possibilidade de lançar uma stablecoin algorítmica.
Cochran enfatiza que a situação financeira da Huobi está longe de ser equilibrada. Mesmo considerando os fundos que Sun teria transferido da empresa para seus aplicativos DeFi, parece que apenas aproximadamente metade das obrigações totais da exchange de criptomoedas está sendo contabilizada.
Mas as acusações não param por aí
Alguns executivos seniores de exchanges de criptomoedas offshore foram detidos pela polícia chinesa. Segundo Cochran, uma dessas plataformas é a própria Huobi, e alguns desenvolvedores da Tron também estavam entre os presos.
No entanto, WuBlockchain, que foi o primeiro a relatar a notícia, disse que, embora alguns executivos da Huobi e da Tron estejam sob investigação, tais incidentes ocorrem o tempo todo na China, e o impacto nas duas empresas será baixo.
Além disso, para evitar a disseminação do FUD, é importante destacar que as investigações estão em andamento porque o governo da China não tem financiamento suficiente e precisa encontrar uma empresa de criptomoedas que não seja protegida pela lei chinesa para arrecadar dinheiro.
Na rede social X, a chefe de mídia social da Huobi disse que os rumores são falsos e que a exchange está “indo bem”.