A Unidade de Inteligência Financeira da Índia (FIU) anunciou na quinta-feira (28) a iniciativa de banir nove exchanges dentro do país, incluindo gigantes como Binance e Kraken.
A agência, responsável por regulamentar atividades financeiras suspeitas, emitiu um comunicado afirmando que as empresas operam ilegalmente na Índia por não se registrarem com a FIU e por não cumprirem as regulamentações nacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Diante disso, a FIU solicitou ao Ministério de Tecnologia da Informação e Eletrônica o bloqueio imediato dos sites dessas exchanges na Índia: Binance, Kucoin, Huobi, Kraken, Gate.io, Bittrex, Bitsamp, MEXC Global e Bitfinex.
A medida permanecerá em vigor até segunda ordem.
“Provedores de Serviços de Ativos Digitais Virtuais (VDA SPs) operando na Índia […] devem ser registrados com a FIU IND como Entidade Declarante e cumprir com as obrigações estabelecidas pela Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PMLA) de 2002”, destacou a FIU.
Até o momento, 31 provedores do tipo se registraram junto à agência, mas uma grande parte dos usuários indianos optou por utilizar exchanges não registradas, o que motivou a atual ação regulatória.