Sem dúvidas, uma das altcoins de maior popularidade do mercado é a Shiba Inu (SHIB). E isso não é por acaso, pois o token meme foi um dos que mais conseguiu crescer no mercado em alta de 2021. No entanto, no bear market do ano passado, SHIB foi na mesma direção de queda das demais criptomoedas.
Se 2021 foi o ano perfeito para os detentores da rival do Dogecoin (DOGE), definitivamente 2022 foi um dos piores cenários para quem acreditava que ainda dava para fazer riqueza com a altcoin que perdeu mais de 90% de sua alta histórica.
Além da crise que assolou o mercado cripto, um dos fatores que contribuiu para a queda da Shiba Inu foi a chegada de mais concorrentes para o SHIB. Logo após o sucesso do token, surgiram diversas altcoins com temas de cachorro, algo que fez com que alguns investidores preferissem especular nelas.
Quando uma criptomoeda ou token possui pouca capitalização de mercado, fica muito mais fácil fazer uma manipulação de preço do que quando há mais capital girando nessa cripto. Nesse sentido, o valor de mercado da Shiba Inu é maior que o das altcoins mais novas, algo que pode fazer com que ela não seja tão atraente na hora da especulação de investidores que querem fazer lucros mais rápidos.
Mas não foi apenas isso
Apesar de a Shiba Inu lutar para se afastar da marca de uma altcoin meme, boa parte dos investidores do mercado cripto ainda a veem dessa maneira. A Dogecoin Killer entrou em áreas importantes da arena blockchain, como metaverso, tokens não fungíveis (NFTs) e finanças descentralizadas (DeFi). Contudo, ela continua sendo comparada com altcoins que não tem mais nada para oferecer do que apenas uma especulação de mercado.
Um dos fatores que pode justificar isso é que nenhum desses avanços da Shiba Inu são realmente inovadores. É ótimo que sua equipe se preocupe em ser muito mais que um meme, mas como ela começou no mercado apenas com esse posicionamento e as entregas feitas por elas já são vistas em outros projetos, fica cada vez mais difícil para a Shiba Inu.
Em um mercado de baixa, investidores ficam cautelosos de colocar dinheiro até no bitcoin (BTC). Imagina em um projeto como a Shiba Inu. Coisas que poderiam ajudar a altcoin, mas não surtiram efeitos significativos no preço dela seria a queima de tokens e a compra de SHIB pelas baleias.
Na primeira opção, grandes queimas foram realizadas no último ano. As retiradas de tokens não incentivaram que mais pessoas investirem no projeto, pois além de o supply de SHIB continuar muito alto, essa modalidade já não é mais tão atraente como antes, como por exemplo, no início das queimas do BNB, token da Binance.
Olhando para as baleias, elas tiveram um sentimento misto para com o SHIB em 2022. Em algumas semanas a altcoin meme era a grande preferida e em outras ultrapassadas por outros tokens que estavam se preparando para algum lançamento ou tinham um novidade melhor que a Shiba Inu. Contudo, o que vimos é que nem mesmo as baleias conseguiram fortalecer a capitalização do SHIB.
Inteligência artificial aposta em mais quedas para a Shiba Inu
Pelo menos no primeiro mês do ano, podemos esperar que a altcoin passe por mais quedas. A inteligência artificial PricePredictions, que utilizava um algoritmo de machine learning, foi aplicada nos dados de mercado do SHIB que revelou uma queda de 5.36% para a altcoin ainda em janeiro, com a cotação do momento da escrita do artigo.
Fortalecendo a previsão da inteligência artificial está a análise do TradingView. Isso porque a ferramenta aponta que a altcoin meme segue em tendência de baixa no curto prazo no par USDT. A previsão leva em conta indicadores técnicos como média móvel (MA), divergência de convergência média móvel (MACD) e índice de força relativa (RSI).
Contudo, a comunidade da Shiba Inu pensa de forma diferente. Isso porque nas apostas do CoinMarketCap, os amantes da SHIB acreditam que ela será negociada a $0,00001102 no dia 31 de janeiro, algo que marcaria um aumento de 29% na capitalização atual da altcoin.