Uma mulher na cidade de Norfolk, no Reino Unido, se viu despida de suas economias, superiores a US$200.000, após cair em um esquema fraudulento relacionado a criptomoedas.
Tal incidente não é uma anomalia no país. David Lindberg, diretor-executivo do banco varejista NatWest, já expressou publicamente sua preocupação, destacando o Reino Unido como um terreno fértil para golpistas no setor de criptomoedas e ressaltando a necessidade dos investidores exercerem extrema prudência.
A história da vítima, conforme noticiado pela mídia local, começou com um simples anúncio na internet sobre investimento em criptos. Em seguida, ela foi contatada por golpistas que se ofereceram para abrir uma conta de trading para ela.
Nas semanas e meses que se seguiram, os fraudadores estreitaram laços com a cidadã de Norfolk, convencendo-a a permitir o acesso ao seu laptop e smartphone para “realizar transferências significativas de dinheiro em diferentes ocasiões”. Ela foi levada a acreditar que o dinheiro estaria sendo investido em criptomoedas.
A revelação do golpe aconteceu ao buscar confirmação no seu banco sobre uma transferência específica. Para seu desespero, ela descobriu que tinha sido alvo de um golpe que havia esvaziado suas economias, um total aproximado de US$227.000.
“Quando percebi que tinha sido vítima de um golpe, senti medo do que o futuro me reservava, afinal, os golpistas me deixaram sem nada. A vida, como eu a conhecia, mudou totalmente e é difícil aceitar que algumas pessoas possuem tamanha crueldade. No entanto, não vou deixar que este episódio defina a minha vida, mesmo que isso signifique tomar um novo rumo”, declarou a vítima.
As autoridades locais ecoaram as advertências anteriores de Lindberg, instigando a população a exercer máxima cautela ao considerar tais investimentos em cripto. Foram reforçados os alertas de que golpistas costumam usar as redes sociais e até imagens de figuras famosas para ganhar credibilidade.
A polícia acrescentou que, embora a internet possa ser um veículo poderoso para gerenciar e aumentar o patrimônio, é essencial realizar um estudo completo e cuidadoso antes de transferir qualquer valor. A diligência e a prudência são fundamentais para evitar cair em esquemas de fraudadores.
*É sempre importante ressaltar que a culpa NUNCA é da vítima.