Lançada no dia 9 de agosto deste ano, a Base, Layer 2 da Coinbase, passou por sua primeira grande falha de funcionamento no dia 5 de setembro de 2023. Por aproximadamente uma hora, a rede deixou de produzir novos blocos, afetando os usuários que estavam no meio de transações.
Em resposta à interrupção, a Coinbase rapidamente identificou e corrigiu o problema. Segundo a declaração oficial da exchange de criptomoedas, uma solução foi desenvolvida e implementada 14 minutos após a primeira investigação do ocorrido.
Como resultado dessa correção, a Base começou a gradativamente recuperar suas funcionalidades e retomar a produção de blocos.
As causas dessa interrupção ainda permanecem incertas. Contudo, em sua última comunicação sobre o incidente, a Coinbase revelou que persistem problemas no serviço RPC, para os quais a empresa já busca soluções.
Earlier today we had a delay in block production due in part to our internal infrastructure requiring a refresh.
— Base 🛡️ (@BuildOnBase) September 5, 2023
The issue has been identified and remediated. No funds are at risk.
To stay updated, check https://t.co/ipa94DPBLq
“Hoje cedo tivemos um atraso na produção de blocos devido, em parte, à necessidade de atualização de nossa infraestrutura interna. O problema foi identificado e corrigido. Nenhum fundo está em risco”.
A Base é uma solução de escalabilidade para o Ethereum (ETH) que emprega diversas estratégias para agilizar as transferências, transferindo-as da rede principal. Fundamentada em uma técnica conhecida como Optimistic Rollup, ela transfere transações da blockchain ETH (Layer 1) para uma rede separada (Layer 2). Esta, por sua vez, é protegida pela chain principal.
Além disso, a Base tem uma vantagem de estar integrada com a principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos. Sendo assim, permite aos desenvolvedores terem acesso aos produtos, usuários e ferramentas da plataforma cripto, simplificando a criação de aplicativos descentralizados.