O Litecoin é uma das criptomoedas que está indo na contramão da indústria cripto. Isso porque a altcoin apresentou uma alta de 5% nos últimos sete dias. Com as expectativas para o halving que deve ocorrer em agosto de 2023 e a introdução do padrão LTC-20, a criptomoeda tem visto o maior crescimento dos últimos 12 anos.
Segundo dados on-chain, o número de transações na rede aumentou em 400% em um curto período. Esse crescimento é um indicativo de que cada vez mais usuários e aplicativos estão adotando a tecnologia da blockchain do LTC, apesar de a altcoin não ter conseguido muitos holofotes nos últimos anos.
É válido destacar também a distribuição do Litecoin nas mãos de seus detentores. Cerca de 50% da oferta da criptomoeda está com investidores de varejo, que possuem quantidades que variam de pequeno a médio porte. Essa distribuição equilibrada da riqueza promove um ecossistema mais saudável e equitativo.
Atualmente, cerca de 60% dos detentores de Litecoin estão obtendo lucro. Além disso, o hashrate do LTC aumentou em 25%, o que indica uma maior segurança e confiança dos mineradores na rede.
Sem dúvida, o halving é um dos eventos mais aguardados para a maioria das criptomoedas que contam com esse momento de redução, e com o LTC não é diferente. Mas o que realmente chama a atenção é a chegada do LTC-20. Afinal, foram anos em que a comunidade da altcoin ficou sem ver mudanças significativas no LTC.
Em suma, esse padrão permite a criação e emissão de ativos tokenizados na rede Litecoin, de forma semelhante ao padrão ERC-20 utilizado no Ethereum (ETH). Com a introdução dos tokens LTC-20, surgiram novas possibilidades para aplicativos financeiros descentralizados (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs).