A Polícia Metropolitana de Londres montou uma equipe de 40 profissionais dedicados a combater a criminalidade relacionada a criptomoedas, de acordo com informações do Financial Times. O time de investigação começou a recrutar novos membros em dezembro do ano passado e se tornou operacional em maio deste ano.
O Detetive Inspetor Geoff Donoghue, afirmou ao FT que as criptos não são mais um elemento de nicho nas atividades criminosas.
“As criptomoedas acrescentam uma nova dimensão à transferência de valor… Em todos os lugares que olhamos, encontramos. As evidências sugerem um papel endêmico das criptos no crime organizado… Drogas, armas, tráfico de pessoas e exploração de mão de obra… Há crescentes indícios de que o uso de criptomoedas está se tornando prevalente nesses campos também”.
A equipe de investigação estaria conduzindo 19 investigações criminais ativas com base em 74 “denúncias de inteligência”.
Mat Stanley, sargento detetive na unidade de crimes cibernéticos da Met, informou ao FT que o mercado em baixa das criptos não diminuiu o uso de ativos digitais em atividades criminosas.