A Avalanche (AVAX) está programada para liberar cerca de 9,5 milhões de tokens em 28 de maio de 2023, o que pode afetar negativamente o valor da criptomoeda, de acordo com a K33 Research. Essa previsão levou a empresa de pesquisa a remover o AVAX da lista das criptomoedas mais promissoras em sua Avaliação de Seleção de Maio.
Os dados do Token Unlocks mostram que mais da metade do suprimento da cripto ainda está bloqueada, mas esses tokens serão liberados gradualmente nos próximos sete anos. No entanto, o desbloqueio consistente e significativo de AVAX pode aumentar a pressão de venda da criptomoeda em comparação com outras altcoins no mercado.
Outro fator apontado pela K33 Research é que a AVAX recebeu uma pontuação mais baixa em inflação e concentração de propriedade, o que resultou em sua exclusão do Índice de Qualidade Vinter.
Contudo, a atividade na rede da Avalanche experimentou um aumento de 91,5% no último mês, segundo os dados do Token Terminal. Além disso, houve um crescimento impressionante de 386% na receita da plataforma nesse período.
Apesar disso, o desempenho de mercado da AVAX tem sido decepcionante para seus detentores. Nos últimos 30 dias, a criptomoeda experimentou um aumento de preço de apenas 1,7%, sendo uma das concorrentes do Ethereum (ETH) com um dos piores desempenhos.
Além disso, no final de março, a criptomoeda foi motivo de discussão na indústria blockchain, mas de maneira negativa. Isso porque a rede da Avalanche C-Chain sofreu uma interrupção na produção de blocos que durou pelo menos 50 minutos, marcando o segundo problema de interrupção na produção de blocos da altcoin nos últimos sete dias.