Em uma interação com estudantes em Frankfurt, a Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, compartilhou uma história sobre como seu filho perdeu dinheiro em uma empreitada de criptomoedas.
Ao abordar o grupo, Lagarde destacou o fato de seu filho ter “ignorado completamente” seus conselhos contra investir no mercado cripto.
“Mesmo que eu o tenha avisado muitas vezes, ele não me ouviu e me ignorou. Apesar disso, não o pressionei porque a decisão foi dele. No entanto, ele perdeu quase todo o dinheiro que investiu. O dinheiro investido não foi muito, mas perdeu cerca de 60%. Quando conversei com ele sobre isso novamente mais tarde, ele admitiu relutantemente que eu estava certa”.
Quando perguntaram a Lagarde quais de seus filhos haviam perdido dinheiro, ela se recusou a citar nomes. A presidente do BCE tem dois filhos na casa dos 30 anos.
Lagarde e o mercado de criptomoedas
A líder do BCE, conhecida por suas críticas contundentes às criptomoedas, aproveitou a oportunidade para reiterar suas preocupações em relação a essa classe de ativos.
Durante sua gestão, Lagarde liderou a instituição em uma missão própria para explorar a criação de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), conhecida como Euro Digital, como resposta à crescente dominação das criptomoedas emitidas por entidades privadas.
A advogada mantém a visão de que os investidores que optam por ativos blockchain podem aprender da maneira mais difícil, comparando a natureza especulativa das criptomoedas com experiências pessoais, como a de seu filho.
De acordo com Lagarde, essa classe de ativos é especulativa, sem valor intrínseco e frequentemente utilizada por criminosos para atividades ilícitas.
“Tenho, como podem perceber, uma opinião muito baixa sobre criptos. As pessoas são livres para investir onde desejam, especular o quanto quiserem, mas não deveriam ser livres para participar de atividades comerciais criminosas”.