Sem dúvidas, um dos momentos que mais marcou a história do bitcoin (BTC) foi o hack da Mt.Gox.
A exchange de criptomoedas foi a responsável pelo segundo inverno cripto que liquidou mais de 90% das posições de traders do mercado blockchain em 2014.
De acordo com a Mt. Gox, na época, quase 750 mil dos clientes da plataforma e 100 mil de seus próprios bitcoins foram roubados.
Como resultado, os investidores viram uma perda total de cerca de 7% de todos os bitcoins disponíveis, que eram cotados a US$473 milhões na época.
Com uma luz para os investidores passados e uma escuridão para os novos investidores, estão os 140 mil bitcoins que serão ressarcidos para as vítimas do caso.
A Mt. Gox irá devolver a quantidade astronômica da criptomoedas, mas a grande dúvida é:
Como esses investidores vão reagir?
A data provável para essa liberação é 10 de janeiro de 2023. Será que ela será responsável por derrubar ainda mais o preço do bitcoin?
É importante apontar que o mercado já passou por esse momento de medo. Afinal, foi divulgado anteriormente que a liberação desses bitcoins seria realizada em 15 de setembro de 2022.
Bitcoin vai despencar?
Embora a informação seja alarmante, podemos esperar que o BTC não sinta o peso da mesma, mesmo que os investidores queriam vender. Isso porque os pagamentos irão acontecer dentro de períodos e não de uma só vez.
Além disso, haverá diferentes métodos de pagamentos para essa liberação de bitcoin.
Sendo assim, os credores podem optar por receber os valores em dinheiro, por exemplo, não trazendo impacto para a criptomoeda primária.
Ademais, os investidores da Mt.Gox são os primeiros a apostar no BTC. Dessa forma, podem ainda acreditar no futuro do dinheiro descentralizado e não realizar vendas no ato do recebimento.
Mesmo que o preço do bitcoin tenha subido desde o hack, a criptomoeda pode se valorizar ainda mais nos próximos anos.
Como o reembolso da Mt.Gox será feito?
Para que esteja apto a receber suas criptos de volta, o credor precisa preencher o formulário até o dia 10 de janeiro de 2023.
“Se você não concluir a seleção e o registro necessários, não poderá receber nenhum dos reembolsos abaixo e precisará trazer os documentos necessários para a sede da MTGOX Co., Ltd.”.
Caso o credor se encaixe na fala acima, o mesmo terá que receber o reembolso em ienes japoneses.
Já os que conseguirem reclamar através de formulário até janeiro, poderá escolher o método de pagamento que melhor lhe agrada:
- Reembolso Antecipado do Valor Fixo
- Reembolso de uma parte das reivindicações de reabilitação de criptomoedas em criptomoeda
- Reembolso por Remessa Bancária
- Reembolso por remessa através de um provedor de serviços de transferência de fundos