A Nasdaq Stock Exchange planeja lançar um serviço de custódia de criptomoedas até o final do segundo trimestre de 2023. A bolsa tem trabalhado constantemente na criação da divisão de ativos digitais desde setembro de 2022 e está buscando estabelecer uma infraestrutura sólida e obter as aprovações regulatórias necessárias antes do lançamento.
De acordo com a Bloomberg, a Nasdaq está em processo de obtenção de uma carta de sociedade fiduciária de propósito limitado do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York para a nova divisão. A empresa planeja iniciar seus negócios de ativos digitais com serviços de custódia para as duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado, bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).
Ira Auerbach, vice-presidente sênior e chefe da Nasdaq Digital Assets, afirmou que a custódia é o primeiro passo em seus planos para estabelecer uma variedade de serviços para ativos digitais. Além disso, ele declarou que a divisão eventualmente oferecerá serviços de execução para instituições financeiras à medida que continua a expandir os negócios.
Nasdaq e o mercado de criptomoedas
Esse não é o primeiro envolvimento da Nasdaq com o mundo das criptos. Afinal, desde 2015 ela tem flertado com o setor. Na época, a multinacional fez uma parceria com a empresa de tecnologia Chain para desenvolver um sistema de registro de ações baseado em blockchain. A Nasdaq também foi uma das primeiras a listar ações de empresas de tecnologia relacionadas a criptomoedas, como a mineradora Bitcoin Riot Blockchain.
Em 2018, a Nasdaq anunciou planos para lançar contratos futuros de Bitcoin, seguindo os passos da Chicago Mercantile Exchange (CME) e da Chicago Board Options Exchange (CBOE). No entanto, ela adiou o lançamento desses contratos devido à queda do mercado de criptomoedas naquele ano.
Além disso, em 2021, a empresa expôs que iria listar as ações da Coinbase, a principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, em sua plataforma de negociação. Essa decisão representou um passo significativo na integração entre o mercado de criptomoedas e o mercado financeiro tradicional.