A exchange descentralizada (DEX) Uniswap publicou uma nova política de privacidade. Na mesma, ela informa que irá fornecer mais transparência nos dados de coleta.
Segundo a nova política, alguns fatores serão coletados pela DEX, como dados on-chain e off-chain conectados às carteiras de criptomoedas dos usuários.
Os dados dos usuários serão expostos pela Uniswap?
A DEX informou que os dados on-chain disponíveis publicamente são analisados para ajudar a tomar decisões informadas.
Por outro lado, falando sobre os dados off-chain, a Uniswap declarou que não coleta informações pessoais confidenciais, como nomes, e-mails ou endereços IP.
Mas aqui há um detalhe que o usuário da DEX deve se atentar. Alguns identificadores da web off-chain relacionados à atividade dos negociantes de criptomoedas no site front-end ainda são coletados.
“Nossa primeira prioridade é proteger os dados e a privacidade do usuário, mas queremos tomar decisões baseadas em dados que melhorem a experiência do usuário. Isso inclui dados públicos on-chain e dados limitados off-chain, como tipo de dispositivo, versão do navegador etc”, disse a Uniswap.
Sendo assim, a exchange descentralizada e provedores de serviços de terceiros poderão coletar:
- Dados relacionados ao ID do dispositivo móvel dos usuários;
- Cookies;
- Informações do localStorage;
- Sistema operacional;
- Dispositivo ou idioma do navegador.
Essas informações podem ser usadas para lembrar quais tokens os usuários importaram. Além disso, podem informar as preferências e interações do investidor cripto.
A Uniswap ainda declarou que examina as carteiras dos usuários com a ajuda de alguns provedores. O objetivo é fazer uma análise de blockchain para identificar atividades ilícitas.
Assim sendo, quando você conecta sua carteira blockchain sem custódia aos Serviços, a Uniswap colata e registra seu endereço blockchain disponível publicamente. Como resultado, ela consegue saber mais sobre seu uso na plataforma e rastrear sua carteira.
“Podemos usar as informações que coletamos conforme necessário ou solicitado por reguladores, entidades governamentais e autoridades policiais para cumprir as leis e regulamentos aplicáveis”.
Em agosto de 2022, a Uniswap bloqueou 253 endereços de criptomoedas relacionados a fundos roubados ou sanções vinculadas ao Tornado Cash.