Na recente edição do Global Fintech Fest em Mumbai, Shaktikanta Das, o Governador do Reserve Bank of India (RBI), divulgou progressos em relação ao empreendimento da Rúpia Digital, o CBDC da Índia.
O plano de implementação da Rúpia Digital foi lançado no segmento atacadista em novembro de 2022, se expandindo para o setor de varejo em dezembro. Das informou que o piloto atraiu aproximadamente 1,46 milhão de usuários até agora, funcionando atualmente em 13 bancos espalhados por 26 cidades indianas. Até o final de agosto, mais de 300.000 comerciantes já aceitaram pagamentos através do CBDC.
A interoperabilidade da Rúpia Digital com os códigos QR da UPI também foi destacada, um movimento que o RBI espera que impulsione o objetivo de alcançar um milhão de transações CBDC diárias até o final de dezembro deste ano. Isso possibilitaria ao RBI uma quantidade substancial de dados para análise futura.
Em fevereiro, o Vice-Governador do RBI, T. Rabi Sankar, revelou que 50.000 usuários e 5.000 comerciantes aderiram à moeda digital. Contudo, em julho, esses números tiveram um crescimento impressionante, com 1,3 milhão de usuários e 300 mil comerciantes passando a aceitar a Rúpia Digital.