Mais uma semana de decisões sobre a taxa de juros dos Estados Unidos se inicia. Conforme observado em 2022, os passos dados pelo Federal Reserve (Fed) impactaram negativamente toda a indústria cripto.
Mais um aumento da taxa de juros nos EUA pode ajudar o mercado cripto a continuar nesse momento de queda e sendo negociado nas mãos dos ursos.
De acordo com Clem Chambers, CEO da Online Blockchain, algo realmente precisa acontecer se o FED quiser expulsar a inflação. Por essa razão, ativos voláteis, como ações de tecnologias e criptomoedas, são os setores que mais sofrem.
Chambers declarou que uma tempestade se aproxima antes de termos um grande crash. O executivo relembrou o mercado de 2008, quando o mundo passou por um forte abalo econômico. No entanto, o ano foi precedido por um 2007 tempestuoso.
O bilionário Elon Musk também já comentou sobre os crescimentos de juros realizados pelo Federal Reserve. Segundo o CEO da Tesla, os mesmos poderiam piorar a recessão global.
Apenas este ano, o Fed fez um aumento na taxa de juros em 375 pontos base. A aceleração do banco central é algo que chamou muito a atenção nos últimos 12 meses, pois essa ação não era vista desde 1980.
O que podemos esperar para a reunião de dezembro?
No mês passado, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, declarou que o Fed irá diminuir o crescimento dos juros. Os últimos foram de 75 bps. Contudo, Powell afirmou que o banco central deve elevar em 50 bps em sua próxima reunião.
“Faz sentido moderar o ritmo de nossos aumentos de juros à medida que nos aproximamos do nível de restrição necessário para reduzir a inflação”, disse Powell em 30 de novembro em um evento da Brookings Institution.
Na chegada do FOMC de 14 de dezembro de 2022, a ampliação deve seguir o nível mais baixo apontado pelo banqueiro e uma meta final dos Fed Funds na faixa de 4,75–5%, de acordo com o diretor de investimento Deepak Agrawal.
Esse movimento pode não resultar em altas expressivas para o mercado cripto. Afinal, com o anúncio de novembro, o comportamento do Fed já pode ter sido precificado.
Investidores fazem previsão pessimista para 2023 e 2024
Com apenas a diminuição do aumento da taxa de juros e não a extinção, os investidores apostam que os encargos dos EUA devem atingir um pico de 5% a 5,25% em 2023.
Para mais, especialistas dizem que essas expectativas são mais do que apenas ilusões e que são guiadas pela história. Em um momento em que uma pesquisa de taxas do banco com economistas coloca as chances de uma recessão em meados de 2024 em 65%. Isso porque a maioria dos economistas prevê problemas para a economia dos EUA no próximo ano.