O bitcoin (BTC) conta com uma leve correção nas últimas 24 horas. Como resultado, saiu da marca de US$29.300 para US$29.119 no momento da escrita do artigo. Embora essa queda da criptomoeda primária não seja tão grande, tendo em vista a natureza volátil do BTC, chamou a atenção, pois a cripto tem passado por dias de calmaria.
Uma das especulações do cripto Twitter para a queda do bitcoin são os rumores de que a SEC dos Estados Unidos irá atrasar todos os pedidos de um ETF de Bitcoin à vista para o próximo ano. No entanto, conforme observado pelo analista de criptomoedas Michael van de Poppe, não foram encontradas fontes que confirmem essas especulações.
As alegações vieram logo após o veredicto sobre a batalha legal da Grayscale contra a SEC dos EUA para transformar o Grayscale Bitcoin Trust ($GBTC) em um Bitcoin ETF ser adiado. Se o ETF for aprovado, isso possibilitaria a negociação direta de BTC em plataformas financeiras já estabelecidas, o que poderia trazer mais liquidez para a cripto número um e possivelmente aumentar sua capitalização de mercado.
Scott Johnsson, sócio-gerente da Van Buren Capital, observou que o atraso no veredicto pode ser atribuído a diversos fatores, como o rodízio anual de funcionários judiciais nos Tribunais Distritais dos Estados Unidos durante o mês de agosto.
Já o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, expressou a expectativa de que o tribunal tome uma decisão no terceiro trimestre. Embora o empresário tenha evitado especulações sobre o resultado, ele ressaltou que a Grayscale está pronta para levar o caso à Suprema Corte caso o primeiro processo seja infrutífero. Se essa abordagem também não obtiver sucesso, a empresa tem a intenção de se envolver com a SEC em discussões sobre a possibilidade de aliviar as regras para oferta pública.